Clicky

NEGÓCIOS

ABES: desoneração da folha é vital para manter empregos em software e serviços

Ana Paula Lobo ... 30/09/2020 ... Convergência Digital

A desoneração da folha - que foi prorrogada até o final de 2021, mas foi vetada pelo presidente Jair Bolsonaro, e está à espera de votação no Congresso Nacional para a possível derrubada desse veto - é vital para manter os empregos das áreas de software e serviços de TI, observou o vice-presidente do Conselho Deliberativo da ABES, Jorge Sukarie, ao abrir o terceiro e último dia da ABES Conference 2020, nesta quarta-feira, 30/09. Sukarie lembrou que a ABES está completando 34 anos e, como todo setor produtivo, passa por uma renovação a partir da transformação digital.

"A guinada digital permitirá que diversos setores da economia tenham uma retomada mais pujante. Nós mesmos, apesar da covid-19 e da crise econômica, temos uma previsão de crescer 4% em 2020. Em 2019, o crescimento foi de 10,5% e a projeção é de voltar a crescer dois dígitos em 2021, se a desoneração da folha for mantida. Sem ela, teremos perda de postos e de produtividade", observou Sukarie. O executivo enumerou ainda a preocupação com a Reforma Tributária encaminhada pelo governo - que aumenta a tributação em serviços e afeta o setor de software. "Estamos mobilizados", disse.

Segundo estudo Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2020, feito pela ABES/IDC, o mercado brasileiro de software e serviços cresceu o dobro da média mundial, com um giro de R$ 44,3 bilhões, ou R$ 161,7 bilhões no câmbio de então, na época já com desvalorização de 10% sobre 2018. Mas foi afetado pelo câmbio, que fez o Brasil perder posições no ranking mundial. O país foi superado pela Austrália e caiu para a 10ª posição no ranking mundial de TI, e desceu dois degraus, para a 11ª posição, ultrapassado por Holanda e Itália, em software e serviços.


Cloud Computing
Agência dos EUA adverte para novas vulnerabilidades no Microsoft Exchange Server

Segundo a NSA, voltada à Segurança Nacional, 44 serviços são afetados,  entre eles os fornecidos pela nuvem como o Azure, Exchange Server, Office, Visual Studio Code e Windows. Boa parte é considerada crítica.

TI da América Latina será última a se recuperar da pandemia de Covid-19

Gastos globais de tecnologia da informação em 2021 já serão maiores que 2020, mas na China, EUA e Europa. Na América Latina, Brasil incluído, a recuperação só virá em 2024, aponta o Gartner.

Em reviravolta na Suprema Corte, Google derrota Oracle em ação bilionária pelo uso da Java

Por maioria de 6 a 2, a Suprema Corte dos Estados Unidos conclui que APIs são “significativamente diferentes” de outros programas de computador e rejeitou cobrança por violação de direito autoral. 

Intelsat contrata e abre centro de suporte a clientes no Brasil

Para o centro brasileiro, localizado no Rio de Janeiro, a empresa de satélite contratou 10 funcionários, que serão responsáveis pelo atendimento a clientes no país e em toda a América Latina.

Competitividade: o mantra do Brasil no jogo da economia digital

Em entrevista à CDTV, o executivo falou sobre os três objetivos estratégicos para 2021: reforma tributária digna para desonerar o emprego; formação de talento e medidas para garantir o uso intensivo de dados.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G