Clicky

INOVAÇÃO

Empresas estão comprando tecnologia, mas não fazem a transformação digital

Por Roberta Prescott* ... 28/09/2020 ... Convergência Digital

Sem entender o consumidor, a transformação digital simplesmente não vai acontecer. Seguindo a linha exposta pelo keynote speaker da Abes Software Conference 2020, Thales Teixeira, autor do livro "Unlocking the customer value chain" e fundados da decoupling.co, Silvio Meira, cientista-chefe na The Digital Strategy Company; Luiz Sergio Vieira, CEO da EY Brasil, e Agenor Leão, vice-presidente de plataformas de negócios da Natura para América Latina, ressaltaram, no debate Sem entender o consumidor, a transformação não acontece na economia low touch, no ABES Software 2020, nesta segunda-feira, 28/09, que a transformação digital é, sim, uma grande oportunidade, mas exige uma mudança radical nos fundamentos dos processos para gerar valor às companhias.

Aos 51 anos, a Natura vem passando, na última década, por transição rumo a uma maior digitalização. "A digitalização é de fora para dentro; não é usar ferramentas digitais", destacou Leão. Ele ressaltou que um agente do ecossistema- a consultora de vendas - exerce papel fundamental na companhia, a ponto de um dos mantras do negócio é recorrer a elas para entender melhor o que, afinal, quer o consumidor final. "As consultoras são os nossos primeiros consumidores. Nós temos de trabalhar para tê-las engajadas e a ficar conosco", disse.

Para Luiz Sergio Vieira, da EY Brasil, a questão central é como conduzir a jornada de modo que a transformação seja bem-sucedida e venha a culminar em uma vantagem competitiva. É preciso, segundo ele, entender que inovação não é feita de forma linear. Colocar o ser humano no centro, trabalhar a experiência do cliente e imaginar o futuro são pilares dessa guinada. "A tecnologia é o meio para se fazer a inovação; e disruptivo tem de ser o modelo de negócio. Deve-se entender o consumidor e ele exige confiança para fornecer seus dados, o consumidor quer ética e cobra isso", enfatizou.

Uma constatação do debate foi que a pandemia da Covid-19 acelerou as transformações. "A Covid criou bastante incerteza e riscos aos negócios, mas também gerou oportunidades", assinalou Vieira, da EY. Já Silvio Meira, da The Digital Strategy Company, destacou que a pandemia ainda vai acelerar muito a direção de muitas coisas. Citando uma pesquisa com cerca de 2500 executivos globais, ele sublinhou que 70% dos executivos acreditam que o mercado foi acelerado em até dez anos por conta da Covid-19.

Mas o especialista fez uma advertência.  "A maior parte das empresas não está fazendo transformação digital, que é muito mais que uma mudança para plataformas digitais disponíveis. Boa parte está comprando tecnologia sem mensurar o retorno desejado, sem saber qual é a estratégia, sem definir métricas, sem processos para transformar o desejo em capacidade de mudança", enfatizou. 

Meira destacou ainda a necessidade de se ter dados para conseguir gerar benefícios. "É preciso olhar para fatores básicos: como aumentar a agilidade, o tempo que leva entre o evento acontecer e uma tomada de ação sobre aquele evento ainda é muito longo; se captura o dado, armazena, faz o relatório e só três semanas depois sai uma diretriz. Isso não funciona", enfatizou. "Dados hoje são quase preciosos para se ganhar dinheiro. Dado não é petróleo; ele é quase urânio, que precisa ter um cuidado imenso e a maioria das empresas ainda não tem", concluiu.



Cloud Computing
Itaú: Pix nasceu na nuvem e acelerou ida de sistemas de pagamentos para cloud

Em entrevista sobre a parceria de longo prazo firmada com a AWS, o diretor executivo de tecnologia do Itaú, Ricardo Guerra, explica que não há data para desligar mainframe, mas que tudo que envolver clientes vai para cloud. 

Petrobras faz primeiro edital para contratar soluções ágeis

Demanda é voltada para Saúde, Segurança Operacional, Otimização e Automação de Processos. Piloto servirá para testar a estratégia de inovação aberta da companhia. Os novos modelos de compras públicas serão debatidos no 5X5 TecSummit, que acontecerá de 07 a 11 de dezembro.

5x5 TecSummit debate o prontuário único do DATASUS

O debate sobre os desafios do órgão responsável pela implementação da Saúde Digital no Brasil acontece com o diretor do Departamento de Informática do ministério da Saúde, Jacson de Barros, no dia 08 de dezembro.

Casa Civil assume o comando das políticas de inovação

Nova política - feita a partir do Decreto 10.534/20 - cria Câmara de Inovação, com 11 ministérios, e MCTI como "escritório de projetos". Promessa é que iniciativa privada será convidada a compor subcomitês específicos. 

FCA e TIM anunciam carro conectado no Brasil para primeiros meses de 2021

Os carros das marcas Fiat, Jeep e Ram virão com eSIM, chip virtual para acesso a Wi-Fi nativo a bordo com 4G. "O carro será um smartphone e um tablet", afirma o CIO da FCA, André Souza Ferreira.

Polícia Federal quer usar drones no combate aos crimes eleitorais.

Expectativa é que mais de 100 drones sejam usados para inibir e flagrar condutas ilegais na eleição deste ano.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G