INOVAÇÃO

Tecnologias vestíveis crescem 21%, mesmo com câmbio alto e pandemia

Convergência Digital ... 22/09/2020 ... Convergência Digital

O mercado de ‘wearables’, as tecnologias vestíveis, cresceu 21,1% no segundo trimestre de 2020 em relação ao mesmo período de 2019, resultado das vendas de 208.350 desses dispositivos, entre ‘fitbands’ e ‘smartwatches’. A receita de abril a junho deste ano foi de R$ 301.482,356. Os números são da consultoria IDC. 

“Não fosse o impacto causado pela pandemia da Covid-19 e as altas cambiais, o segundo trimestre poderia ter apresentado resultado ainda melhor, mas mesmo assim surpreendeu positivamente", afirma Renato Meireles, analista de pesquisa e consultoria em Consumer Devices da IDC Brasil.

Para o analista da IDC Brasil, as vendas realizadas pelos canais online também contribuíram para o resultado positivo. "Os wearables já têm uma boa performance de vendas no e-commerce e, com o fechamento das lojas físicas devido a pandemia, a procura foi ainda maior. Outra curiosidade é que a venda de wearables pode ter sido puxada por outros setores. O mercado do ciclismo, por exemplo, registrou alta nas vendas de bicicletas durante o início da pandemia no Brasil e o consumidor que comprou uma bike e seus acessórios também pode ter incluído uma fitband ou um smartwatch para acompanhar o desempenho dessa prática", afirma.

O ticket médio dos wearables aumentou no segundo trimestre de 2020. As fitbands custaram, em média, R$ 810 e os smartwatches R$ 2.128, aumento de 121,4% e 45,4%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano passado. "O dólar foi o principal motivo deste aumento. Os fabricantes dependem da importação de componentes e, com a alta da moeda americana, o repasse foi sentido no preço final para o consumidor", explica Renato.

Para o segundo semestre, a expectativa da IDC é que o cenário seja ainda mais positivo para o mercado de wearables. "Estamos vivendo uma era de conversão digital. A pandemia acelerou a presença da tecnologia em nossa rotina, e mais pessoas estão percebendo como ela pode ser utilizada não somente para o trabalho. Os wearables, por exemplo, estão sendo percebidos como um dispositivo que pode trazer grandes benefícios ao dia a dia das pessoas", reflete o analista da IDC Brasil, projetando números positivos para o setor até o início de 2021. 


Cloud Computing
AWS: Nuvem responde às exigências da LGPD

“A LPGD foi criada até pela expansão do uso dos dados, porque temos que nos preocupar muito quem acessa, como ele está armazenado, como está criptografado”, afirma Jorge Ruas, da AWS. 


Fiemg lab e Fiat Chrysler automóveis (FCA) buscam startups de Supply Chain e Manufatura

Competição está com inscrições abertas até o dia 28 de outubro. Oito projetos serão selecionados e terão testes industriais em 2021.

Waze: força das comunidades e dos 50 mil voluntários fazem a diferença

A colaboração é o segredo do sucesso do Waze e estabelecer canal ativo com os clientes é missão, contou a Global Group Manager, Hila Roth.

Inovar é deixar de olhar para o próprio umbigo

Marcelo Salim, da IBM, Percival Jatobá, da Visa e Ana Leão, da Isobar, assumem que o consumidor é quem está selando o destino das marcas e com voz mais ativa.

TOTVS Techfin: Na crise, sobrevivem os mais adaptáveis às mudanças

O momento exige resiliência e perseverança, mas a crise acelerou uma jornada e colocou, de vez, o consumidor como o centro dos negócios, afirmou Eduardo Neubern, diretor-executivo da Totvs Techfin.

Empresas estão comprando tecnologia, mas não fazem a transformação digital

Sem entender o consumidor, a transformação digital simplesmente não vai acontecer, atestaram Sílvio Meira, cientista-chefe na The Digital Strategy Company; Luiz Sergio Vieira, CEO da EY Brasil, e Agenor Leão, vice-presidente de plataformas de negócios da Natura para América Latina.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G