Clicky

Convergência Digital - Home

Petrobras tem a nuvem como estratégia para ser digital

Convergência Digital
Da Agência SAP NOW* - 16/09/2020

A jornada da transformação digital na Petrobras está dividida em duas dimensões: se tornar digital e ser digital, conforme explicou Nicolas Simone, diretor-executivo de Transformação Digital da Petrobras, em conversa com Adaire Fox-Martin, líder global da área de Customer Success e membro do board da SAP, no terceiro dia do SAP NOW Brasil, realizado virtualmente.

Colocar a gigante brasileira de petróleo para se tornar digital exigiu a adoção de diversas plataformas tecnológicas e o endereçamento do legado. Já fazer a Petrobras ser uma empresa digital vai além e passa por uma profunda mudança cultural e novas maneiras de se pensar e trabalhar. Nesse cenário, a pandemia da Covid-19 acelerou processos. “Foi um desafio e dizemos que fizemos quatro anos em quatro meses. Tínhamos a tecnologia, porque a havíamos implantado no último trimestre de 2019, mas a utilização dela pelas pessoas é algo que tem de ser trabalhado e cujo processo de mudança normalmente leva de um ano a um ano e meio”, contou.

A Petrobras já caminhava para ser mais digital. Em setembro do ano passado, foi criada uma diretoria de Transformação Digital e Nicolas Simone chegou para chefiá-la em outubro de 2019. “O que fizemos no período foi acelerar a criação da estratégia para a transformação digital. Mas claro que a Covid-19 adiantou todo o pipeline que nós tínhamos”, relatou o diretor, contando que, em uma semana, a companhia colocou 25 mil pessoas para trabalharem de casa, entregou seis mil laptops e usou todas a tecnologia e plataforma digitais que tinha à disposição para conectar seus profissionais.

O trabalho remoto deu tão certo que a Petrobras vai adotar uma estratégia de home office. “Nós temos de saber trabalhar a distância. Estamos migrando para o S/4HANA com as pessoas fazendo isto remotamente e está indo perfeitamente bem”, ressaltou. “No passado, jamais cogitaríamos isto”, disse o executivo. A TI está envolvida em muitas esferas na Petrobras e é com base em novas tecnologias e inovações que a Petrobras pretende alcançar seu objetivo de reduzir para mil dias o intervalo entre a descoberta e a produção do primeiro óleo em projetos de águas profundas no Brasil, incluindo o pré-sal.

“É um desafio enorme. E a SAP está nos ajudando a transformar dados em informação. Isso pode parecer fácil, mas somos uma empresa de 66 anos, com sistema legado e conectar tudo o que temos é uma tarefa difícil.” Entre os projetos, está a adoção de inteligência artificial e a criação de um digital twin ou gêmeo digital, que reproduz a plataforma física digitalmente para que possam ser feitos testes variados.


Ministério da Justiça escolheu nuvem da Oracle para atender ao consumidor

"A nuvem nos abre um novo catálogo de possibilidades para serviços", afirma o coordenador geral de infraestrutura e serviços do Ministério da Justiça, Leonardo Greco. Serviço consumidor.gov.br migrou para a Oracle no final de maio.

Icatu Seguros: mudar atendimento ao cliente para a nuvem foi decisão irreversível

Seguradora contratou a CXone, da NICE, para migrar, em tempo recorde, os seus funcionários para o trabalho remoto. "Tínhamos de não perder a qualidade e a eficiência e adaptar o serviço ao dia a dia das casas dos colaboradores", conta o diretor de Marketing e canais, Rafael Caetano.

Diversidade e Ciência de Dados: um desafio ao Brasil

Mais mulheres precisam ocupar carreiras em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática pelo bem do País, incentiva a embaixadora da Women in Data Science da USP (WiDS @USP), Renata Sousa.

Destaques
Destaques

Nuvem exige plano A, plano B e erra quem não faz recuperação de desastre

A nuvem não é proteção por si só e exige muito planejamento das empresas, afirmam especialistas de segurança da informação. Para o CISO da RNP, Emilio Nakamura, contingência e resiliência são obrigações. "Ser rápido num incidente é o relevante porque não existem sistemas 100% seguros".

Com nuvem à frente, nova força da TI na pandemia começa a refletir nos orçamentos

Segundo a IDC Brasil, se 2020 já viu um aumento de até 25% no dinheiro disponível para TICs nas empresas, 2021 sinaliza um crescimento ainda maior.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como controlar os gastos em nuvem pública?

Por Srinivasa Raghavan*

Se as empresas obtiverem melhor visibilidade do custo de cada serviço em nuvem que utilizam, poderão encontrar o equilíbrio certo entre eles, reduzir as despesas operacionais e obter o melhor valor possível da nuvem.

O caminho da cibersegurança passa pela nuvem

Por Felipe Canale*

Com organizações cada vez mais distribuídas, manter dispositivos em todos os locais ou usar produtos diferentes para trabalhadores remotos cria inúmeras brechas de segurança, além de custar muito e sobrecarregar os recursos de TI.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site