01/09/2020 às 16:00
Telecom


TIM, Vivo, Claro e Sky seguem no top 10 das mais reclamadas de São Paulo
Convergência Digital*

No ano de 2019, foram registrados no Procon-SP e em Procons Municipais conveniados mais de um milhão de atendimentos e, deste total, 65.018 tornaram-se Reclamações Fundamentadas. Dentre as empresas com mais reclamações, a TIM lidera, seguida pelo grupo Via Varejo, que detém os sites de comércio eletrônico das Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.Com. Vivo e Claro ocupam terceiro e quarto lugar. A Sky aparece em 10º. 

As Reclamações Fundamentadas são demandas não solucionadas em fase preliminar que seguiram para uma segunda etapa de conciliação, com a abertura de processo administrativo. As reclamações do Procon-SP representam 58% do total e as dos 48 Procons Municipais conveniados, 42 %.

O total de mais de 1 milhão de atendimentos é composto por consultas, atendimentos preliminares, Cartas de Informações Preliminares (primeira notificação enviada ao fornecedor pedindo informações e a solução para o problema) e reclamações.

“No ranking anual de reclamações verificamos que as empresas de telefonia e instituições financeiras continuam liderando; e as vendas online da Via Varejo também ocuparam um destaque relevante, em razão dos problemas de entrega e dos golpes aplicados durante a pandemia”, afirma Fernando Capez, secretário de defesa do consumidor.


Powered by Publique!