Clicky

GOVERNO » Compras Governamentais

Serpro vai comprar ferramenta para identificar fraudes na biometria facial

Luís Osvaldo Grossmann ... 27/08/2020 ... Convergência Digital

Depois de uma primeira consulta, em maio, sobre uma solução automatizada de biometria facial, o Serpro abriu uma nova coleta de subsídios, agora para uma ferramenta específica dentro da identificação biométrica. O objetivo é comprar uma solução de detecção de vida – ou seja, capaz de identificar tentativas de fraudes com fotos ou vídeos. 

“A solução deve ainda identificar (gerando os logs correspondentes) tentativas de fraude, de modo a apoiar a aplicação de regras de segurança para o tratamento deste tipo de ocorrência. Deverá adotar tecnologia que assegure que a biometria foi capturada de um ser humano, impedindo a utilização de fotografias estáticas, máscaras, vídeos, etc., ou qualquer método que permita o uso de informação sem confirmação da vivacidade no momento da captura da informação biométrica.”

Também de acordo com o termo de referencia, “a solução deve fazer a detecção de vivacidade sem necessidade de ação do usuário (ex. piscar os olhos ou mover o rosto) para evitar a validação através do uso de fotos ou vídeos (passiva)” e também “deve ser compatível com câmeras de Smartphones (iOS e Android) e Web (Chrome, Firefox e IE)”. 

A ferramenta de identificação biométrica do Serpro já é usada como meio de acesso a serviços governamentais pela internet, no portal Gov.br. E passou a ser usada também pelo INSS para fazer a prova de vida anual de beneficiários, com meta inicial de usar a solução digital para verificar 3 milhões de pessoas ainda neste 2020. 

Conforme o aviso do Serpro, as considerações, críticas e sugestões deverão ser enviados para o e-mail cpliveness@serpro.gov.br até 9/9. 


Caixa adere ao login único federal do Gov.br

É a sexta instituição financeira no sistema, depois do Banco do Brasil, Bradesco, Banrisul e Banco de Brasília, além do Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil.

Senado define presidentes das comissões de Ciência e Tecnologia e de Infraestrutura

Rodrigo Cunha (PSDB-AL) vai comandar a CCT, com a ex-presidente Daniella Ribeiro (PP-PB) buscando a vice. Na CI foi eleito Dário Berger (MDB-SC).

Governo abre intenção de registro de preços para compra de sistemas operacionais

Órgãos têm até o dia 1º de março para manifestar interesse. A licitação será composta por 30 itens, entre eles Windows, SUSE, Red Hat, e tem potencial, de acordo com o governo, para trazer economia de R$ 17,2 milhões aos cofres públicos.

Com Minas Gerais, já são 12 estados no login único do Gov.br para acesso a serviços online

Segundo o Ministério da Economia, 74 municípios e as 27 juntas comerciais também aderiram ao sistema de identificação federal. 

ANPD busca estrutura e pessoal para se tornar independente

Planejamento estratégico da Autoridade foca em preparar a fiscalização, um sistema de recebimento de incidentes e reclamações e na definição de uma estrutura definitiva em dois anos, como prevê a LGPD. 



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G