Clicky

GOVERNO » Compras Governamentais

Serpro vai comprar ferramenta para identificar fraudes na biometria facial

Luís Osvaldo Grossmann ... 27/08/2020 ... Convergência Digital

Depois de uma primeira consulta, em maio, sobre uma solução automatizada de biometria facial, o Serpro abriu uma nova coleta de subsídios, agora para uma ferramenta específica dentro da identificação biométrica. O objetivo é comprar uma solução de detecção de vida – ou seja, capaz de identificar tentativas de fraudes com fotos ou vídeos. 

“A solução deve ainda identificar (gerando os logs correspondentes) tentativas de fraude, de modo a apoiar a aplicação de regras de segurança para o tratamento deste tipo de ocorrência. Deverá adotar tecnologia que assegure que a biometria foi capturada de um ser humano, impedindo a utilização de fotografias estáticas, máscaras, vídeos, etc., ou qualquer método que permita o uso de informação sem confirmação da vivacidade no momento da captura da informação biométrica.”

Também de acordo com o termo de referencia, “a solução deve fazer a detecção de vivacidade sem necessidade de ação do usuário (ex. piscar os olhos ou mover o rosto) para evitar a validação através do uso de fotos ou vídeos (passiva)” e também “deve ser compatível com câmeras de Smartphones (iOS e Android) e Web (Chrome, Firefox e IE)”. 

A ferramenta de identificação biométrica do Serpro já é usada como meio de acesso a serviços governamentais pela internet, no portal Gov.br. E passou a ser usada também pelo INSS para fazer a prova de vida anual de beneficiários, com meta inicial de usar a solução digital para verificar 3 milhões de pessoas ainda neste 2020. 

Conforme o aviso do Serpro, as considerações, críticas e sugestões deverão ser enviados para o e-mail cpliveness@serpro.gov.br até 9/9. 


Simples de março, abril e maio é prorrogado para segundo semestre

Recolhimento poderá ser feito a partir de julho, com opção de pagamento em duas parcelas. 

Transformação digital: Atenção do governo ao risco de digitalizar a burocracia

“A meta é digitalizar 100% dos serviços, mas o desafio é não fazer mera transposição do que existe para o digital”, afirma o secretário adjunto de governo digital, Ciro Avelino. 

Sobram candidatos e faltam cadeiras para TICs no Conselho Nacional de Proteção de Dados

Além de três das grandes entidades empresariais de tecnologia da informação, ABES, Assespro e Brasscom, os dois assentos setoriais são disputados pela Abert, Sebrae e bureaus de crédito. Pelo menos. 

Identidade Nacional vai funcionar como carteira digital

Governo e TSE formalizam acordo para fazer o Documento Nacional de Identificação (DNI) por meio da troca de dados.  A identidade digital será gerada por um aplicativo gratuito, que pode ser utilizado em smartphones e tablets com sistemas Android e iOS, a ser ofertado pelo governo federal.

Governo já tem 4,8 milhões de cadastros com biometria facial no Gov.br

Novo sistema classifica como bronze, prata e ouro os níveis de identificação digital em sistemas da administração federal, que já conta com 96 milhões de brasileiros registrados. Esses 4,8 milhões são nível 'ouro'.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G