Clicky

Oi diz que vai concentrar bens reversíveis em única empresa

Luís Osvaldo Grossmann ... 14/08/2020 ... Convergência Digital

Em entrevista aos sites especializados para esclarecer o novo aditamento do plano de recuperação judicial, apresentado nesta quinta-feira, 13/08,  a Oi buscou responder a preocupações apontadas pela Anatel sobre o impacto da quebra da operadora em quatro unidades no patrimônio da concessão de telefonia, em especial, com a criação da unidade de rede neutra, a InfraCo.

“Os bens reversíveis ficam todos na Oi S/A, que é a recuperanda, até para evitar essa discussão. Não existe nenhuma transferência de bem reversível nem o que poderia ter discussão se deveria ser considerado reversível. A gente faz no uso de rede um uso de parcelas apenas não reversíveis de bens, sendo que não existe transferência de ativo para a empresa de infraestrutura”, afirmou o presidente da Oi, Rodrigo Abreu, em entrevista nesta sexta, 14/8. 

“Tem, obviamente, uma parte da discussão sobre quais os detalhamentos de regras sobre os ativos mistos, aqueles com parte reversível e parte não reversível. Tanto é que os negócios de atacado que usam bem reversível, que usam rede de cobre, para EILD, etc, não vão para a Infra Co, eles ficam na Oi S/A. Todo o negócio de EILD fica [na Oi S/A] porque usa bem reversível, que é o par de cobre.”

Mas como ressaltou o presidente da Anatel, Leonardo de Morais, em entrevista ao Convergência Digital, a discricionariedade da operadora na separação dos ativos nas respectivas UPIs que compõem o plano de recuperação traz em si algum risco regulatório para proposta, pois envolve algum critério próprio do que é reversível. 

“Não estão claros ainda os riscos regulatórios que isso possa importar. Está se falando da transformação do negócio a partir da criação de quatro novas empresas, UPIs no jargão da Lei de Recuperação Judicial, e a Oi restante seriam duas, com uma separação estrutural: a Oi S/A, que seria a concessão e a infraestrutura de cobre e fibra que advém da concessionária; e a Infra Co, com um parceiro investidor como foi divulgado. Mas, repito, não estão claros os riscos regulatórios que isso importa”, disse Morais. 

Para ele, “existe um conjunto extenso de dúvidas sobre o plano da Oi anunciado, com as unidades de produção isoladas. A concessão não é orientada a uma separação estrutural, o que gera preocupações em termos da destinação dos bens reversíveis. Essa separação não é trivial. E por isso há riscos regulatórios que não podem ser ignorados.”


Internet Móvel 3G 4G
TIM entra na disputa pela gestão da iluminação pública com rede de IoT

Operadora fechou parceria com a M2M Telemetria para participar dos principais projetos voltados à nova gestão dessa infraestrutura pública. Tele conta com a cobertura da rede dedicada de NB-IoT, no 4G, presente em 3460 cidades do país.

Minicom cede Artur Coimbra para ser corregedor da ANPD

O secretário de radiodifusão, Max Martinhão, acumula interinamente a Secretaria de Telecomunicações. Segundo a pasta, ainda não há novo nome para substituir Artur Coimbra.

Anatel apreende 15 mil carregadores de celulares na 25 de Março, em São Paulo

Equipamentos não homologados foram avaliados em R$ 180 mil e foram recolhidos em um único distribuidor. Outros 11 mil carregadores foram apreendidos em três operações durante o mês de novembro.

TIM: dizer que 5G DSS não é o 5G é obrigatório para não queimar a tecnologia

Operadora informa que vai ter o 5G DSS em 12 capitais para testes em bairros, mas sustenta que a transparência é crucial. "O 5G DSS tem latência do 4G", afirma o CTIO, Leonardo Capdeville. Nas capitais, o 5G DSS será exclusivo para mobilidade. O acesso banda larga fixa - FWA - continuará em piloto.

Claro: Hábitos da quarentena transformaram as redes móveis

O diretor de Marketing da operadora, Márcio Carvalho, assegura que o 5G DSS está cumprindo bem o seu papel em grandes mercados, uma vez que a jornada até o 5G 'sonhado' deve levar algum tempo no Brasil.




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G