Home - Convergência Digital

Lei de inovação de Florianópolis bancou case brasileiro de rastreamento da Covid-19

Luís Osvaldo Grossmann - 12/08/2020

Se a pandemia de Covid-19 não está fácil para ninguém, o que dizer para uma startup, de turismo, tendo o governo como cliente. “Estávamos cercados por todos os lados. Fomos pioneiros no Brasil nessa tecnologia voltada para o turismo. Mas quando chegou a pandemia, sumiu tudo. Todos os contratos com gestão pública sumiram, os turistas sumiram, os atrativos turísticos ficaram vazios”, revelou a CEO da Smart Tour Brasil, Jucelha Carvalho.

Ao participar do Oracle Transformation Day para setor público, realizado no dia 11 de agosto, a executiva ressaltou como a inovação transformou o negócio. E contou com um empurrão importante de uma lei municipal que facilita a participação governamental em negócios de risco, como é o caso de Florianópolis. 

“Isso é uma coisa legal de startup, porque a gente consegue reverter cenários de maneira muito mais rápida que uma empresa convencional. Em três dias estávamos pensando qual seria a solução, em um mês a gente criou essa solução, e em dois meses fomos top 10 do mundo pela Organização Mundial de Saúde, de Turismo e da ONU, e emplacamos como uma solução global no combate ao Coronavírus e no retorno das atividades econômicas, que é o Smart Track, a plataforma de rastreamento de contato da Covid-19, utilizando QR Code, que consegue detectar estabelecimentos e pessoas que tiveram contato com quem testou positivo no período de incubação da doença.”

O contrato com a prefeitura, porém, foi crucial. “Ter uma lei local de inovação foi fundamental. Tivemos um projeto aprovado pela qualidade e conseguimos um valor bem acima do estipulado pela dispensa de licitação, e conseguimos dar um retorno à sociedade”, diz a Jucelha Carvalho.

“Enquanto Google e Apple estavam pensando em desenvolver o sistema nós já tínhamos um sistema operando. E hoje somos a única plataforma mundial que consegue fazer rastreamento sem utilizar aplicativos, sem utilizar geolocalizacao. É a maior adesão por usuário fora da China, sendo que lá é obrigatório. Em Florianópolis tem o maior registro, chegou a ter 93% de rastreabilidade no transporte coletivo, e mantém média de 80%”. 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

17/08/2020
Confiança do consumidor é a base do serviço público digital

14/08/2020
Startups só entram no governo se mudar modelo de compras públicas

13/08/2020
Regras do jogo inibem apoio à Inovação por parte do Governo

12/08/2020
Lei de inovação de Florianópolis bancou case brasileiro de rastreamento da Covid-19

12/08/2020
Consumidor.gov.br se integra às agências reguladoras

12/08/2020
Etice usa Oracle para ser o maior broker de nuvem para setor público

11/08/2020
Brasil precisa ter o Governo como plataforma de serviço

11/08/2020
Ministério da Justiça escolheu nuvem da Oracle para atender ao consumidor

10/08/2020
Oracle: É preciso acelerar o Marco Legal das startups

07/08/2020
Governo digital: qualidade do serviço passa pela integração dos dados

Destaques
Destaques

Conexão no campo pode render até R$ 50 bilhões em dois anos

Estudo do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) revela que, hoje, faltam quase 15 mil antenas e torres para ofertar o serviço necessário para a digitalização do agronegócio. Os números foram revelados no Painel Telebrasil 2020.

Vitor Menezes, Minicom: Vamos brigar por um leilão 5G não arrecadatório

O Ministério das Comunicações sinalizou às operadoras que trabalha para convencer os colegas de Esplanada a concentrar os valores envolvidos no leilão do 5G em compromissos de cobertura, minimizando o preço a ser pago ao Estado, afirmou o secretário de Telecomunicações, Vitor Menezes, ao participar do Painel Telebrasil 2020.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Internet 5G traz disrupção para Telecomunicações até no modelo de negócio

Por Eduardo Grizendi*

Na RNP, estabelecemos um objetivo estratégico ambicioso – o de prover uma ciberinfraestrutura, segura, de alto desempenho e disponibilidade e, ao mesmo tempo, ubíqua, onipresente, em qualquer lugar e a qualquer hora, para nossas comunidades de educação, pesquisa e inovação.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site