Clicky

GESTÃO

Consumidor.gov.br se integra às agências reguladoras

Luís Osvaldo Grossmann ... 12/08/2020 ... Convergência Digital

Com mais de 2 milhões de usuários ativos e 850 empresas cadastradas, o portal Consumidor.gov.br - que usa tecnologia da Oracle - se prepara para um próximo salto nas demandas, com a integração completa do sistema ao Processo Judicial Eletrônico, PJe, até o fim deste 2020 e uma nova expansão à vista: a integração com agências reguladoras. 

“Hoje, se o cidadão procura a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para reclamar das companhias aéreas, nacionais ou internacionais, já usa o Consumidor.gov.br para fazer o monitoramento. Estamos buscando outras agências, como Susep, Aneel, ANTT, em uma articulação para centralizarmos o canal para demandas consumeristas pela internet”, afirmou a a coordenadora geral do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, Daniela Cardoso.

Duarante painel no Oracle Transformation Day para setor público nesta terça, 11/8, ela revelou que o sistema já vem passando por um crescimento importante nos últimos meses, por conta da centralização de canais promovida no governo federal. E deve ter concluído até dezembro a integração com todos os tribunais que usam o PJe. 

“Temos um Decreto presidencial, de 2 de janeiro, que centraliza as demandas consumeristas no Consumidor.gov.br. E com a pandemia publicamos uma portaria para determinar que algumas empresas e segmentos deveriam passar a fazer parte da plataforma. Foram quase 300 novas adesões. Acabamos de ativar a Google. Nas próximas semanas vamos ativar a Amazon. Assim, se já tínhamos um crescimento de 20% ao ano, isso aumentou muito. Tínhamos 60 mil reclamações registradas por mês, mas no último mês a gente dobrou, para 120 mil reclamações. Com o PJe tende a aumentar ainda mais". Assista a participação da coordenadora geral do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, Daniela Cardoso.


TST: Grupo de WhatsApp ou Facebook não implica em suspeição de testemunha

Tribunal Superior do Trabalho decidiu que fazer parte do mesmo grupo em redes sociais não configura amizade íntima que impeça testemunho em ação trabalhista.

Com ajuda da IA, Vivo quer recondicionar 1,5 milhão de modems e decodificadores até dezembro

A Vivo recolhe e recupera mais de 100 mil destes equipamentos por mês, que passam por atualização de software, reparos técnicos e estéticos.

Governo indica que vai pagar aluguel para quem comprar sala limpa do Ceitec

MCTI também sugere corte nos recursos para a Organização Social que vai ficar com a propriedade intelectual da estatal liquidada, R$ 30 milhões por ano estimados inicialmente já caíram para R$ 20 milhões.

Governo projeta substituir 53 mil servidores por robôs em 2030

Em 2040, mais de 68 mil servidores aptos a se aposentar poderão ser substituídos pela automação. Em 2050, poderão ser mais de 90 mil, segundo pesquisa feita pela Enap.




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G