O portal único do governo federal completa um ano nesta sexta-feira, 31/7 com 3,6 mil serviços e 72 milhões de cadastros no Gov.br. do total de serviços, 59% já são oferecidos em formato 100% digital e somam 65 milhões de solicitações nesses 12 meses.
Segundo a secretaria de Governo Digital, desde janeiro de 2019 mais de 830 serviços foram transformados em digitais. A pandemia do novo coronavírus acelerou o processo. De março a julho, mais de 250 novos serviços puderam ser acessados online, como o Auxílio Emergencial de R$ 600 e a solicitação de seguro desemprego para o empregado doméstico. A meta é digitalizar todos os serviços federais até 2022.
Nas contas do governo, a digitalização dos serviços públicos resulta em uma economia anual d R$ 2 bilhões. Cerca de 149 milhões de horas serão economizadas todos os anos com a transformação digital dos serviços. Até o fim deste ano, as páginas na web dos principais órgãos do Executivo Federal estejam hospedadas no Gov.Br. Atualmente, 50 destes sites já estão no portal único. No total, a meta é unir em um único portal os 1,5 mil existentes.
* Com informações do ME
Usuários têm relatado instabilidades no Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório (PGDAS-D) , desde sexta-feira (15). Em nota, Fisco diz que a área técnica está trabalhando no reparo com prioridade.
Com a definição dos novos valores, foi desbloqueado o envio de eventos periódicos no sistema eletrônico de registro das informações trabalhistas.
Percentual, a título de manutenção do portal ‘Antecipagov’, incide sobre o valor nominal dos empréstimos lastreados em recebíveis previstos em contratos com a administração federal.
Solução criada pela RNP faz parte de projeto para criação de um ‘datalake’ educacional, em desenvolvimento pela do Ministério da Educação.