INOVAÇÃO

Covid-19: Instituto Eldorado vai acelerar projetos de produção e manutenção de EPIs

Convergência Digital* ... 28/07/2020 ... Convergência Digital


O Instituto de Pesquisas ELDORADO foi selecionado para atuar no programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), cujo objetivo é apoiar o desenvolvimento de Equipamentos e Sistemas de Proteção Individual (EPI) e Coletiva (EPC) para combate à pandemia da Covid-19. As propostas podem ser enviadas até o dia 03 de agosto. O resultado será divulgado no dia 17 de agosto e a homologação e a contratação dos projetos acontecerá no dia 21 de agosto.

O ELDORADO estará à frente do projeto “Organização do Ecossistema Nacional para Fabricação e Manutenção de Ventiladores Pulmonares Mecânicos”, que irá selecionar uma ou duas iniciativas de ventiladores pulmonares mecânicos já em andamento, com maturidade suficiente para serem aceleradas. O projeto também propõe definir e estruturar um ecossistema para produção e manutenção desses ventiladores, bem como estabelecer a garantia de eficácia e segurança desses produtos para os pacientes e para os profissionais de saúde que irão operá-los.

Assim, será possível obter rapidamente produtos fabricáveis, com a realização de avaliação clínica, certificação e registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para posterior produção em escala. Esse projeto contará também com a participação de importantes instituições no cenário nacional em engenharia biomédica, como CEB (UNICAMP), IPT (USP) e UNIFEI.

Poderão participar deste edital pessoas físicas, empresas de qualquer porte, instituições tecnológicas e universidades, com ou sem experiência prévia no desenvolvimento de produtos para a saúde. São também elegíveis parcerias entre duas ou mais dessas organizações, desde que tais parcerias estejam formalizadas por meio de um consórcio estabelecido para este fim específico. Para mais informações sobre candidaturas, documentação necessária e critérios de classificação, acesse o edital completo.


Tecnologias vestíveis crescem 21%, mesmo com câmbio alto e pandemia

Segundo a IDC, foram vendidos 208,3 mil dispositivos como ‘fitbands’ e ‘smartwaches’ no Brasil no segundo trimestre deste 2020. 

Startup nacional é acelerada para avançar no uso dos robôs de investimento

Solução da Allê Invest foi escolhida pelo Hupp, programa de aceleração da Abrapp - Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar - para ser acelerada. Mercado é estimado em US$ 18 trilhões no mundo, em 2025.

Disputa pelos 'sem banco' acirra guerra entre bancos e fintechs de pagamento

Pesquisa, feita pela Temenos, em 32 países indica que 29% dos executivos de instituições financeiras mostra que um de cada três bancos vê as fintechs como ameaça principal aos seus negócios.

Covid-19: software para laboratórios permite colher dados de 5 mil pacientes por dia

Tecnologia da Fundação CERTI coleta informações em até 1 minuto e resolve o gargalo da demora nos testes em larga escala e adequado à Lei Geral de Proteção de Dados.

Inovação, mesmo antes da Covid-19, sai do centro da prioridade na América Latina

Pesquisa mostra que o compromisso das empresas caiu bastante em 2020, e os dados foram apurados antes do impacto da pandemia nos negócios.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G