Home - Convergência Digital

Escola do TCU abre selecão para curso on-line de Machine Learning

Da redação - 23/07/2020

Estão abertas até 5/8 as inscrições para a capacitação em Machine Learning por projetos. O curso, ofertado pelo Instituto Serzedello Corrêa (ISC), Escola Superior do TCU, entre 11/08 e 10/09, incluirá aulas e orientação individual on-line para o desenvolvimento dos projetos. No Machine Learning (ML, ou aprendizado de máquina), em vez de o programador descrever explicitamente os procedimentos a serem realizados para se criar um resultado esperado, são fornecidos exemplos de resultados, e o próprio algoritmo de aprendizado realiza previsões para novos casos ainda não encontrados.

Para participar, os interessados devem realizar uma pré-inscrição, que inclui um esboço de problema a ser resolvido e possíveis caminhos para sua solução. A descrição pode ser feita em quatro parágrafos. O importante é que fiquem assinalados de modo claro: a relevância do projeto para a Administração Pública, a viabilidade de execução, a disponibilidade, a qualidade e o nível de publicidade da base de dados. Na seleção, serão priorizados os projetos que apresentem possibilidades de soluções voltadas ao Controle Externo.

A capacitação busca permitir que o aluno aprenda a identificar oportunidades de uso e como aplicar técnicas de ML para descobrir padrões em seus próprios dados. Além disso, espera-se que, com a capacitação, ele possa construir modelos preditivos para estimar variáveis de interesse em função de dados correlacionados; compreender o fenômeno modelado (baseado em dados) para apoiar decisões; e melhorar a qualidade do modelo preditivo, determinando o algoritmo mais adequado ou desenhando novas variáveis – feature engineering.

Aplicações

As possibilidades de aplicação do Machine Learning para o aprimoramento da Administração Pública são diversas. É possível, por exemplo, utilizar microdados publicados sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para identificar as escolas com melhor desempenho, considerando não apenas as notas dos alunos – como tradicionalmente é feito –, mas também as características socioeconômicas dos participantes.

Essa análise permite uma melhor compreensão da real contribuição da escola para que o aluno obtenha um resultado acima ou abaixo do que é esperado dele em função de sua situação socioeconômica. Com isso, é possível prever o desempenho esperado de futuros alunos e conceber intervenções personalizadas, além de permitir decisões baseadas em dados.

Curso Machine Learning por projetos. Realização: 11/08 a 10/09. Encontros on-line terças e quintas, de 9 às 12h, pela plataforma Teams. Clique aqui para mais informações e inscrições.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

11/09/2020
TCU: Governo não tem obrigação de contratar Serpro e Dataprev para serviços de TI

11/09/2020
TCU pede cautelar contra liquidação da CEITEC determinada pela Economia

18/08/2020
Robôs do TCU identificaram R$ 220 milhões em compras suspeitas contra Covid-19

10/08/2020
Zello, o chatbot do TCU com IA, passa a emitir certidões via WhatsApp

05/08/2020
TCU dispensa papel e adota protocolo 100% digital

23/07/2020
Escola do TCU abre selecão para curso on-line de Machine Learning

08/07/2020
TCU: órgãos públicos não têm dinheiro e recursos técnicos para usar Blockchain

23/06/2020
TCU condena modelo atual e quer nova métrica para contratos de TI no governo

28/05/2020
TCU cobra acesso aos bancos de dados da Receita Federal

25/05/2020
TCU manda INPI divulgar fila de pedidos de patentes

Cientista de dados: seja investigativo, analítico e curioso

Não há um perfil delimitado para o cientista de dados, o que significa que ele pode ser um 'profissional mais rodado e experiente' ou uim jovem recém-saído das universidades. Mas há um ponto essencial: a multidisciplinaridade, aponta o professor e especialista em ciência de dados do Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI), João Carlos Barbosa.

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Seis dicas para formar uma equipe de trabalho resiliente

or Craig Mackereth*

Formar uma equipe ou força de trabalho resiliente não é tarefa que se execute da noite para o dia. Tampouco é possível tornar uma equipe verdadeiramente resiliente se isso ainda não estiver integrado ao DNA da empresa.

Destaques
Destaques

Um em cada cinco servidores públicos será substituído por robô no Brasil

A Escola Nacional de Administração Pública estima que, por conta da Transformação Digital, a automação deverá substituir cerca de 100 mil postos de trabalho no Serviço Público Federal nos próximos cinco a 10 anos, sendo que a metade deles terá menos de 50 anos.

Acordo trabalhista em Goiás será pago em Bitcoins

Em conciliação realizada pelo TRT de Goiás, empresa de mineração aceitou o pagamento no valor de R$350 mil convertidos na moeda eletrônica. 

Teletrabalho: Novo PL quer acordo prévio para custos com Internet e PCs

Iniciativa também não permite que o tempo de uso dos aplicativos, como o WhatsApp, fora da jornada normal, seja um regime de prontidão. Projeto tem regras distintas da IN 65 do Governo Bolsonaro para os servidores públicos.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site