GESTÃO

Chatbot feito pelo Serpro impulsiona transformação digital da Defensoria Pública

Convergência Digital ... 17/07/2020 ... Convergência Digital

A Defensoria Pública da União (DPU) adotou um chatbot para facilitar o atendimento e a prestação de informações, como contatos de unidades da Defensoria e sobre dúvidas em assuntos importantes neste momento de pandemia. Baseado em ferramenta do Serpro, o atendente virtual Ivo, realizou mais de 35 mil atendimentos, totalizando 103 mil mensagens trocadas com o usuário.

Segundo esses atendimentos, os assuntos mais demandados pela população foram questões sobre o "auxílio emergencial", fornecido pelo Governo Federal neste período de pandemia, e também procura por “Ajuda”, para atender a alguma necessidade específica do usuário.

O novo atendente virtual do portal da DPU ganhou o nome Ivo em homenagem a Santo Ivo, reconhecido por seu trabalho de defesa dos mais pobres. A iniciativa faz parte de uma série de ações da Defensoria para ampliar a capacidade de atendimento aos seus milhares de assistidos em todo o país. De acordo com a DPU, o investimento no uso de Chabot, neste momento de isolamento social, tem o propósito de esclarecer dúvidas e orientar a população sobre atendimento médico durante a Covid-19, o auxílio emergencial e tantos outros assuntos importantes para quem foi afetado pela pandemia.

"O atendente virtual Ivo representa um importante marco na jornada de transformação digital que estamos realizando na DPU. Aplicamos a tecnologia de assistente virtual com inteligência artificial (SerproBots) para conectar a Defensoria às pessoas com necessidade de assistência, entregando uma experiência de atendimento digital assertiva, com respostas instantâneas e sem sair de casa. E tudo isso de forma tão natural que muitas vezes o cidadão nem nota que está falando com um bot", destaca o superintendente de Digitalização de Governo do Serpro, Rafael Soto.

De acordo com Soto, a jornada de aprendizado do Ivo só está começando."Vamos ampliar continuamente a sua inteligência para que ele seja capaz de reduzir o esforço gasto pelos defensores em processos repetitivos e burocráticos, deixando-os mais livres e focados no atendimento a problemas mais complexos”, revela.

Para o gerente de desenvolvimento do Serpro João Paulo Novais, responsável pelo Domínio do Judiciário, “utilizar soluções digitais como um chatbot é uma maneira de as empresas e as instituições ampliarem sua capacidade de atendimento ao público, passando a ser 24 horas por dia. Mesmo antes da pandemia da Covid-19, já vinha crescendo a procura por soluções como essa, que dão autonomia e rapidez para quem procura informações".

"Nosso desafio hoje é avançar, treinando cada vez mais esses agentes inteligentes para que o atendimento seja cada vez mais fluido e a personalidade reflita o discurso institucional. Criar integrações inteligentes com os sistemas atuais para que dentro da conversa seja possível realizar um agendamento, conseguir a informação sobre um processo ou ainda receber documentos”, enfatiza João Paulo.


Empresas estão longe de priorizar a LGPD, adverte a EY

"Nem dois anos ou mesmo o dobro deste tempo serão suficientes para a empresa que não colocar a privacidade de dados como prioridade", afirma Marcos Sêmola, sócio-líder da EY para Cybersegurança.

Dataprev lança ferramenta para acesso online à bolsa de qualificação profissional

Bolsa é uma das alternativas à demissão nos casos de suspensão de contrato de trabalho motivados pela pandemia de Covid-19. 

Logicalis vence contrato de R$ 14,7 milhões na Dataprev

Fornecedora de serviços de TIC vai prestar serviços de comunicação unificada por demanda; telefonia IP e videoconferência à estatal de TI.

Governo prorroga Pronampe, mas crédito às PMEs ainda aguarda R$ 12 bilhões

Financiamentos dependem de nova injeção de recursos para garantia, pendentes de sanção presidencial. 




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G