Clicky

GESTÃO

Giro Pronampe quadruplicou demanda de TI do Itaú Unibanco Empresas

Ana Paula Lobo* ... 16/07/2020 ... Convergência Digital

A demanda de TI na área pessoa jurídica do Itaú Unibanco quadruplicou nos três dias dedicados a disponibilização do Giro Pronampe, revelou ao Convergência Digital, o CIO da instituição financeira, Ricardo Guerra. O executivo classificou o produto como de alto risco pela grande demanda.

E, realmente, foi necessário intervir e redimensionar o ambiente criado para a correção das falhas. Uma delas foi percebida no primeiro dia - uma instabilidade na comunicação entre o Itaú e o Banco do Brasil, responsável pela liberação dos recursos do governo federal e responsável pela suspensão do serviço na sexta-feira, 10/07.

"Em produtos normais, no dia a dia, costumamos lançar os produtos de forma gradual, onde podemos projetar a demanda com mais precisão, evitando problemas. Neste caso, assumimos o risco pois sabíamos da urgência dos clientes", conta Guerra. O desenho do ambiente de TI foi feito por time multidisciplinar, que tomou decisões rápidas para agilizar o acesso à linha de crédito. De acordo com o Itaú, 37 mil empresas foram atendidas e R$ 3,7 bilhões foram liberados em pouco mais de 24 horas úteis da oferta.

A exclusividade do serviço no celular, explica Ricardo Guerra, foi uma decisão para evitar aglomeração nas agências. Além disso, lembra o CIO, o Itaú Unibanco possui mais de 13 milhões de clientes usando os aplicativos bancários. "O celular é uma plataforma bastante difundida. Fizemos toda a operação sem colocar em risco nossos funcionários e os nossos clientes", completou.

O Pronampe é destinado a micro e pequenas empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões. O dinheiro pode ser usado para pagar salários ou para o capital de giro.O prazo de pagamento é de 36 meses, com oito meses de carência e os juros são equivalentes à taxa Selic mais 1,25% ao ano. A União cobre até 85% de eventuais calotes e o risco sobre os 15% restantes é do banco





 


Carreira
Multinacional de TIC oferece 5 mil bolsas de estudos em cursos de programação

A GFT, especializada em transformação digital e projetos ágeis, promete ainda a contratação de 70 estagiários. Inscrições acabam no dia 24 de janeiro e o treinamento gratuito vai do básico ao avançado em Java e .NET (C#), além de abordar outras tecnologias para desenvolvimento de páginas web como HTML, JavaScript e CSS.

Com uso de Blockchain, MEC lança Diploma Digital

Solução criada pela RNP faz parte de projeto para criação de um ‘datalake’ educacional, em desenvolvimento pela do Ministério da Educação. 

Itaú moderniza 1 petabytes de Banco de Dados com a Oracle

Migração envolveu quase 300 aplicações distintas e distribuídas, conta Edilson Albuquerque, gerente de infraestrutura do Itaú Unibanco. "É como trocar a turbina do avião em pleno voo", adiciona o vice-presidente da Oracle, José Eduardo Ferreira.

Dynatrace: empresas precisam vencer o desafio de ser eficiente em tempo real

Fernando Mellone, senior territory manager, afirmou que a tecnologia está disponível para permitir essa transformação e fornecer o “software perfeito” para qualquer setor ou segmento.

LGPD: Governo descobre que coleta muito mais dados do que precisa usar

“Começamos a entender que o governo não precisa de todos os dados que coleta. E isso é um risco à luz da LGPD”, afirma o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro. 




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G