SEGURANÇA

O inimigo estava dentro do Twitter no maior ataque hacker a uma rede social

Da redação ... 16/07/2020 ... Convergência Digital

O Twitter sofreu o pior ataque hacker já realizado por uma plataforma de mídia social na noite desta quarta-feira, 15/07. Uma série de contas de importantes personalidades no Twitter foram sequestradas por hackers nesta quarta-feira, incluindo do candidato presidencial dos Estados Unidos Joe Biden, e usadas para pedidos de resgate em moeda digital.

A falha de segurança que permitiu os ataques ainda não foi identificada, mais de uma hora depois da primeira onda de ataques, e com isso o Twitter decidiu de maneira extraordinária impedir que algumas contas verificadas publiquem conteúdo. Não ficou imediatamente claro se todos os usuários verificados da plataforma foram atingidos. Usuários verificados incluem celebridades, jornalistas, governos, políticos e chefes de Estado.

O Twitter não fez esclarecimentos, mas afirmou em comunicado que os usuários “podem não conseguir publicar um tuíte ou redefinir a senha da conta enquanto revisamos e solucionamos este incidente”. Alguns dos maiores usuários do Twitter tinham dificuldades para restabelecer o controle de suas contas. No caso do bilionário presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, por exemplo, um tuíte que exigia criptomoeda chegou a ser apagado, mas mais tarde outro apareceu e depois um terceiro.Várias contas de organizações ligadas à criptomoedas também foram sequestradas.

Dados públicos de blockchain mostram que os hackers já receberam mais de 100 mil dólares em criptomoedas. Alguns especialistas afirmam que o incidente deve criar dúvidas sobre o nível de segurança adotado pelo Twitter.

Num comunicado, o Twitter informou que foi vítima de um “ataque coordenado de engenharia social”. Aparentemente, um funcionário do Twitter foi o caminho dos hackers. Ainda está sendo investigado se o próprio funcionário do Twitter invadiu a conta ou deu a ferramenta aos hackers, teria dito um porta-voz do Twitter ao portal Motherboard. “Usamos um representante que literalmente fez todo o trabalho para nós”, disse uma das fontes dos hackers ao Motherboard.As contas prejudicadas não tiveram permissão de postagem por cerca de duas horas como precaução.

A engenharia social segue sendo a técnica mais eficaz utilizada por agentes maliciosos na hora de elaborar golpes para roubar dados corporativos sigilosos porque atinge o elo mais fraco da segurança da informação: as pessoas. Durante a pandemia, diferentes empresas especializadas confirmam que os golpes aumentaram mais de 300% no Brasil, entre fevereiro e abril.


Zoom é isca em 99% dos ataques com ferramentas de ensino online

Segundo levantamento das empresas de segurança Kaspersky, em todo o mundo invasões desse tipo cresceram 20.000%. Brasil é o quinto país mais atacado. 

Ataques de phising crescem 600% na AL. Netflix é o alvo dos hackers

Campanha em nome da OTT se distribui por meio de um e-mail com o assunto "Alerta de notificação". A mensagem informa sobre uma suposta dívida acumulada em nome da vítima que pode levar à suspensão do serviço caso não sejam tomadas medidas rápidas.

Brasil sofreu mais de 2,6 bilhões de ataques cibernéticos no 1º semestre

Configuração incorreta de servidores é o principal responsável pela maior parte das tentativas de invasão, reporta estudo da Fortinet. Cai o número de tentativas de golpes usando a Covid-19.

Prejuízo médio com violação de dados sobe para R$ 5,8 milhões no Brasil

Estudo da IBM mostra que o aumento no valor foi de 10,5% em relação a 2019. O levantamento traz uma advertência: aumentou o prazo para contenção do vazamento nas empresas para 115 dias. Credenciais roubadas ou nuvens com configurações incorretas foram as brechas para as invasões.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G