Clicky

GOVERNO » Legislação

TICs e setores afetados pedem ao Congresso que derrube veto à desoneração da folha

Luís Osvaldo Grossmann ... 14/07/2020 ... Convergência Digital

Entidades representativas dos 17 setores econômicos beneficiados pela política de desoneração da folha de pagamento encaminharam um manifesto ao Congresso Nacional com apelo aos parlamentares para que derrubem o veto presidencial à Lei 14.020/20. Do contrário, haverá demissões e aumento de preços no curto e médio prazos. 

“O impacto do fim da política de desoneração poderá, com efeitos imediatos, representar a desmobilização de mais de 25% dos seus quadros”, diz o documento, subscrito por 23 entidades, sendo oito delas ligadas ao setor de TICs: Abeptic, ABES, Abinee, Assespro, Brasscom, Contic, Fenainfo e  Feninfra. 

No caso desse segmento específico, os números da política de desoneração são favoráveis à criação de postos de trabalho: foram 143 mil empregos formais criados desde 2011, com expectativa de outros 303 mil nos próximos cinco anos, caso seja mantida a possibilidade de substituição da contribuição previdenciária sobre a folha por um percentual do faturamento, que no caso de TI é 4,5%.

“A prorrogação da vigência da política de desoneração da folha representaria um importante alívio fiscal para as empresas”, sustentam as entidades. Elas apontam que o fim da desoneração terá custos maiores que serão necessariamente repassados aos produtos e serviços. 

“As empresas não terão como absorver integralmente os impactos do aumento dos encargos, tendo que repassar parte desses custos para os clientes, o que repercutirá invariavelmente, nos curto e médio prazos, sobre os preços médios praticados em uma série de cadeias produtivas”. 

Daí a manifestação dos 17 setores pela “total discordância com o veto”, ao mesmo tempo que “rogam aos parlamentares que envidem os melhores esforços no sentido de derrubar o referido veto com a maior brevidade possível”, restaurando o texto como saiu do Congresso Nacional. 


Liminar suspende processo de liquidação do Ceitec pelo governo Bolsonaro

Justiça Federal no Rio Grande do Sul acatou pleito em ação civil pública e determinou a suspensão da assembleia que nomearia liquidante da estatal do chip, localizada em Porto Alegre.

Bolsonaro recoloca Jarbas Valente no comando da Telebras

Ex-conselheiro e vice-presidente da Anatel deixou a estatal para ser substituído por Waldemar Gonçalves Ortunho Junior, em abril de 2019, mas, agora, retoma à companhia com a nomeação do coronel para a direção da Agência Nacional de Proteção de Dados.

BNDES vai pagar R$ 8 milhões para preparar a venda do Serpro e da Dataprev

Consórcio vencedor reúne Accenture, a multinacional de RP Burson-Marsteller e o escritório Machado, Meyer, Sendacz, Opice e Falcão Advogados.

Governo alega prejuízo de R$ 10 bi e vai ao STF contra desoneração da folha

Benefício, que acabaria este ano, foi prorrogado para dezembro de 2021, por decisão do Congresso Nacional, que derrubou o veto do governo. A desoneração da folha é considerada essencial para as empresas de TI e Telecom. Governo diz que medida é inconstitucional.

À espera de correção no imposto sobre componentes, indústria maneja estoques

Segundo Abinee, com a demora na publicação de nova resolução Gecex, fabricantes postergaram embarques para evitar imposto de importação. Ministério da Economia diz que novo texto já foi aprovado. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G