Home - Convergência Digital

Ministério da Economia vai contratar 350 temporários para transformação digital. Assespro diz que medida é nociva

Luís Osvaldo Grossmann* - 10/07/2020

O Ministério da Economia vai contratar 350 profissionais de tecnologia da informação para atuar em projetos de transformação digital no governo federal. A ideia é fazer  um processo simplificado para selecionar candidatos em sete especialidades, para contratos de quatro anos. 

A procura é por especialistas em Gestão de Projetos, Infraestrutura de Tecnologia da Informação TI, Ciência de Dados, Segurança da Informação e Proteção de Dados, Análise de Processos de Negócios, Experiência do Usuário (UX), além de Desenvolvimento de Software. 

O Ministério da Economia definirá a remuneração dos profissionais a serem contratados, com expectativa de que os editais devem ser publicados em até seis meses. A norma básica é de duração dos contratos por, no máximo, quatro anos. No entanto, há uma previsão de que poderão ser prorrogados, desde que devidamente justificado, com base nas necessidades de conclusão das atividades. 

A medida, no entanto, desagradou empresas de tecnologia da informação. A Assespro Nacional entende que a contratação direta é nociva para o mercado, que "sofre uma crise de apagão de mão de obra e o governo entra para concorrer". E defende que as ações de transformação digital no governo se deem em parceria com as empresas.

"São vários cenários que não estão sendo recebidos positivamente pelo setor de TIC. Primeiro, veio o Serpro fazer contrato/parceria com as maiores estruturas de empresas multinacionais para venderem para o governo. Depois, vários ministérios fazem acordos e termos de parceria só com os gigantes, para a "Transformação digital brasileira". Agora vem essa ideia de contratar profissionais diretamente para promoverem essas transformações", diz o presidente da Assespro Nacional, Italo Nogueira.

* Atualizada às 16h30 para inclusão de posicionamento da Assespro

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

15/06/2021
Vicunha Têxtil migra quase 3 mil usuários para a nuvem

08/06/2021
TCU adverte: sem dinheiro, universidades públicas falham na transformação digital

26/05/2021
ABDI cria balcão único para PMEs avançarem na jornada digital

24/05/2021
Santander adere ao login único do Gov.br

20/05/2021
Empresas brasileiras investiram mais de R$ 6 bilhões em transformação digital

18/05/2021
Governo Digital nacional afirma ter 30% das metas concluídas

17/05/2021
Prova de vida do INSS por selfie exige biometria cadastrada no TSE ou Denatran

14/05/2021
Apenas 7% das indústrias têm planos de transformação digital

03/05/2021
LGPD: cidadão vai controlar dados pessoais pelo portal Gov.br

30/04/2021
Economia será o 'tinder' do financiamento para evitar desperdício no governo digital

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Redes Neurais darão bons programadores?

Por Francisco Camargo*

A pergunta que fica não é se a inteligência artificial vai substituir os programadores, mas quando isso acontecerá.Esse desenvolvimento terá profundo impacto na educação das crianças e no futuro dos seus empregos.

Destaques
Destaques

Contratações em TIC cresceram 300% no 1ºtri e ainda assim foram insuficientes

Entre janeiro e março foram abertas 52.743 novas vagas, frente as 59.193 criadas ao longo do ano passado, segundo a Brasscom.

TRT-2 valida demissão feita pelo WhatsApp

A 18ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região confirmou a demissão de uma educadora de ensino infantil justificando que a OTT se 'tornou um grande aliado, especialmente em 2020, como ferramenta de comunicação como qualquer outra'.

DPOs e analistas de compliance LGPD estão em alta no mercado de trabalho

Dezoito profissões do futuro do trabalho começam a ganhar corpo no Brasil, conforme a consultoria Robert Half.BI e CRM estão também em alta.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site