Home - Convergência Digital

Programa brasileiro de capacitação digital para a economia 4.0 abre inscrições

Convergência Digital* - 08/07/2020

O  primeiro programa de educação continuada digital do Brasil, a E²D500, focado exclusivamente em cursos voltados para a formação de profissionais capazes de atuar na economia 4.0, que tem como base a transformação digital foi criado em parceria pelo DOT digital group e pela empresa de soluções educacionais P500.

São dez programas de aperfeiçoamento, qualificação e certificação profissional em novas áreas do conhecimento – como Tecnologia BIM, Inteligência e Gestão de Dados, Segurança Cibernética, Internet das Coisas e Cidades Mais Humanas e Sustentáveis – para engenheiros, arquitetos, urbanistas, e profissionais do Direito, de Inteligência e Gestão de Dados e de TI, e também para coordenadores de cursos e docentes do ensino superior.  A previsão é receber 4 mil inscrições já neste semestre.

"Nos últimos 20 anos, houve a criação de centenas de cursos de graduação, em especial nas engenharias, com foco na quantidade e muito descolados das necessidades do mercado de trabalho. Nosso objetivo é melhorar a qualidade da educação superior brasileira, com base em uma estratégia focada em potencializar a formação 4.0 nas graduações que mais serão impactadas pelas transformações digitais, e cujos profissionais serão fundamentais para o país dar esse salto", explica o engenheiro civil e professor universitário Aécio Lira, um dos fundadores da P500 Soluções Educacionais, junto com os também engenheiros e educadores Vagner Cavenaghi e Waldomiro Loyolla.

Os programas de capacitação, atualização e aperfeiçoamento são direcionados a profissionais recém-saídos das universidades ou que já estejam no mercado de trabalho nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, onde os primeiros 40 polos foram estruturados. Até 2024, os sócios da E²D500 acreditam que esse número já terá crescido mais de dez vezes, chegando a 500 polos.

As capacitações ocorrerão por meio de cursos online e plataformas sociais e interativas, que formam o que é atualmente chamado de Nuvem de Aprendizado Pessoal (PLC – Personal Learning Cloud). Haverá monitoria e tutoria, realizadas por instrutores com alto nível de qualificação técnica.

"Queremos ser um divisor no modelo educacional brasileiro, tanto pela metodologia quanto pelos atores envolvidos nesse projeto. O portfólio de cursos tem tudo para causar enorme impacto no setor tecnológico, elevar a qualidade e a produtividade desses segmentos, aumentar as chances de empregabilidade dos profissionais - e consequentemente a sua renda - e ajudar o país a se tornar mais competitivo no cenário global", afirma Rubens Oliveira, COO do DOT digital group.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

16/09/2020
ACSoftware oferece 10 bolsas para capacitação profissional na Trilha DevOps da Jornada Learning

15/09/2020
Dell e IOS abrem cursos gratuitos para jovens e pessoas com deficiência em Campinas, RJ e Porto Alegre

14/09/2020
Estação Hack do Facebook abre 19 mil vagas gratuitas para curso de empregabilidade e inovação

10/09/2020
Meta oferece 350 vagas para TI. 21 delas para fora do Brasil

08/09/2020
CESAR School de Manaus abre inscrições para pós-graduação em Testes Ágeis

04/09/2020
Um em cada cinco servidores públicos será substituído por robô no Brasil

31/08/2020
CESAR abre inscrições para capacitação a distância em TI

24/08/2020
Contratações de pessoal cresceram 34% em julho

21/08/2020
SAP investe R$ 7 milhões em certificações gratuitas para jovens em TI

10/08/2020
Cursos de IoT e de computação em nuvem chegam à HSM University Code School

Cientista de dados: seja investigativo, analítico e curioso

Não há um perfil delimitado para o cientista de dados, o que significa que ele pode ser um 'profissional mais rodado e experiente' ou uim jovem recém-saído das universidades. Mas há um ponto essencial: a multidisciplinaridade, aponta o professor e especialista em ciência de dados do Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI), João Carlos Barbosa.

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Seis dicas para formar uma equipe de trabalho resiliente

or Craig Mackereth*

Formar uma equipe ou força de trabalho resiliente não é tarefa que se execute da noite para o dia. Tampouco é possível tornar uma equipe verdadeiramente resiliente se isso ainda não estiver integrado ao DNA da empresa.

Destaques
Destaques

Um em cada cinco servidores públicos será substituído por robô no Brasil

A Escola Nacional de Administração Pública estima que, por conta da Transformação Digital, a automação deverá substituir cerca de 100 mil postos de trabalho no Serviço Público Federal nos próximos cinco a 10 anos, sendo que a metade deles terá menos de 50 anos.

Acordo trabalhista em Goiás será pago em Bitcoins

Em conciliação realizada pelo TRT de Goiás, empresa de mineração aceitou o pagamento no valor de R$350 mil convertidos na moeda eletrônica. 

Teletrabalho: Novo PL quer acordo prévio para custos com Internet e PCs

Iniciativa também não permite que o tempo de uso dos aplicativos, como o WhatsApp, fora da jornada normal, seja um regime de prontidão. Projeto tem regras distintas da IN 65 do Governo Bolsonaro para os servidores públicos.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site