Home - Convergência Digital

Governo de SP e startup abrem 50 mil bolsas de estudo gratuitas para cursos de programação

Convergência Digital* - 06/07/2020

As inscrições para 50 mil bolsas de estudo em cursos online gratuitos na área de Tecnologia da Informação vão até o dia 08 de julho. A iniciativa une a startup Digital Innovation One e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. O programa SP Tech possui quatro opções de cursos introdutórios, oferecidos pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp): Lógica de Programação, Banco de Dados, Desenvolvedor Web e Desenvolvedor Mobile. As aulas têm duração de 80 horas e permitem uma progressão para outros conteúdos mais avançados ofertados pela startup. As inscrições prosseguem até esta quarta-feira (08-07) no site do Via Rápida.

Podem se inscrever candidatos com idades a partir de 16 anos, alfabetizados e residentes no estado de São Paulo. Caso o número de cadastrados seja superior ao de vagas, os interessados desempregados, com baixa renda e com deficiência terão prioridade na seleção. A convocação será por e-mail. A previsão de início das aulas é 15 de julho.

Para receber o certificado, o aluno deve completar a carga horária total do curso virtual e atingir 7,5 de média nas avaliações. No caso das aulas de aprofundamento, podem se inscrever aqueles que e tenham concluído, pelo menos, um dos cursos introdutórios de TI.

"Acreditamos na transformação socioeconômica através das oportunidades de trabalho geradas pela evolução da tecnologia. E o SPTech traduz na prática esse propósito e nos inspira a integrar o programa e suportar a formação conjunta de talentos em desenvolvimento de software conectados com as necessidades do mercado", destaca Iglá Generoso, CEO da Digital Innovation One.

Além do Estado de São Paulo a startup tem parcerias educacionais com mais de 200 instituições de ensino, cidades, ONGs e institutos. As atividades visam democratizar o acesso ao conhecimento e as oportunidades de trabalho a mais de 200 mil desenvolvedores de software do país.

"O SPTech além de oferecer aos estudantes a possibilidade de fazer cursos na área de tecnologia também auxilia na inserção ao mercado de trabalho no setor de TI. Essa é uma iniciativa muito próspera em prol da formação e colocação dos nossos jovens e traduz a nossa missão que é gerar oportunidades", disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.

Os cursos da Digital Innovation One são criados sempre alinhados com as oportunidades de grandes empresas parcerias, como Banco Carrefour, Carrefour, Impulso e GFT, que estão em busca de talentos para suas equipes de tecnologia. Além da teoria e exercícios nas principais tecnologias exigidas pelo mercado, os estudantes também aprendem com desafios práticos de codificação e de construção de projetos de software. As empresas parcerias tem acesso em tempo real aos melhores talentos, que podem receber ofertas de emprego.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

04/11/2020
Fusão de startups nacionais cria maior comunidade de Devs da América Latina

02/10/2020
edTech nacional cria escola para formar programadores Web

21/09/2020
Julia, R e Scala: as linguagens de programação para ciência de dados

17/09/2020
Stefanini promove Maratona de Desenvolvimento 2020

11/09/2020
Procura por programador chegou a crescer 157% no Brasil por conta da Covid-19

25/08/2020
São Paulo tem 25 mil bolsas para formar programadores de games

24/08/2020
Escola de programação promove maratona de programação exclusiva para mulheres

06/07/2020
Governo de SP e startup abrem 50 mil bolsas de estudo gratuitas para cursos de programação

26/05/2020
Carrefour vai qualificar gratuitamente 25 mil profissonais de TI

22/05/2020
Santander Coders oferece 240 bolsas para desenvolvimento mobile

Ciência de dados cada vez mais na sala de aula

A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) está com inscrições abertas para o seu vestibular para 2021. O curso de Estatística e Ciência de Dados foi criado para atender a demanda por mais profissionais na área.

Veja mais artigos
Veja mais artigos

A confiança é ganha com mil atos e perdida com apenas um

Por Luis Banhara*

À medida que o conceito de trabalho se descola dos escritórios, mesmo que parcialmente, surgem novos desafios de segurança. A superfície de ataque foi ampliada.

Destaques
Destaques

Certificação é critério de seleção para encarregado de dados

Ainda que a LGPD não exija qualificação específica, o mercado busca profissionais com conhecimento na área. Formação pode custar até R$ 6 mil, observou Mariana Blanes, advogada e sócia do Martinelli Advogados, ao participar do CD em Pauta.

Teletrabalho: sem regulamentação, sem direitos, sem deveres, sem regras

Depois da nota técnica do MPT alertando para o direito à desconexão, Congresso tenta acelerar a votação dos PLs que tratam do tema, entre eles o PL 3915/20. O tema é complexo. IN 65, do governo federal, repassa os custos com tecnologia para os servidores no home office.

Ministério Público: Teletrabalho exige direito à desconexão

Ministério Público do Trabalho elaborou uma nota técnica direcionada para as “empresas, sindicatos e órgãos da administração pública”.  Na orientação, sugere a adoção de etiqueta digital para orientação de patrões e empregados.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site