Clicky

INOVAÇÃO

Empresas de Tecnologia se unem por agenda única da indústria

Luís Osvaldo Grossmann ... 06/07/2020 ... Convergência Digital

Empresas brasileiras que desenvolvem tecnologia estão atrás de setores tradicionais da indústria em busca de uma coalizão que potencialize uma agenda comum, tanto na costura de políticas públicas como na relação entre os diferentes segmentos industriais. 

“A gente precisa mobilizar esforços de vários lados. Desde material de construção que precisa de tecnologia, das máquinas que precisam da indústria 4.0, que precisam de internet das coisas e interoperabilidade de equipamentos. A gente precisa de tecnologia em várias áreas. De forma que os segmentos devem ver os diferentes setores como complementares. É uma proposta de engajamento”, afirma a diretora presidente da P&D Brasil, associação de empresas de desenvolvimento tecnológico nacional, Rosilda Prates. 

Essa agenda comum pode envolver questões de financiamento, compras públicas, instrumentos como a Lei do Bem e mesmo a reforma tributária. Alguns deles são prementes, como no caso da licitação das frequências para dar a partida na implantação do 5G no Brasil, como destaca o presidente do Conselho Deliberativo da P&D, Marcelo Andrade, que é vice presidente da Prysmian para a América Latina. 

“Veja a questão do 5G. Tem a discussão da banda que vai ser usada, se interessa ao grande operador, ao pequeno provedor. Tem a questão tecnológica, de quem vamos comprar a tecnologia, se é que vamos comprar de um só. Tem a questão das cidades, como vamos montar as antenas. Portanto para a sociedade, um assunto como o 5G é uma coisa muito abrangente. E quem é a liderança que puxa isso? Ou vamos ficar cada um discutindo seu próprio umbigo. As associações juntas podem liderar um tema como esse, forçar uma política.”

A experiência recente das tratativas sobre a nova Lei de Informática sinalizam algum grau de sucesso na articulação de interesses comuns. “É importante que o governo veja em associações como a P&D, Abimaq, Abramat, Abinee, Abisemi um suporte para a tomada de decisões”, afirma Rosilda Prates, enquanto acena a uma amplitude de segmentos industriais pela agenda coletiva. 

“Uma questão que é de interesse das empresas e afeta a todos instalados no Brasil é a questão tarifária. Já tivemos várias ameaças de redução a zero das tarifas. Isso é um problema para todos. Porque elimina a condição de empresas nascentes aqui competirem com empresas já estabelecidas lá fora. Nenhum país faz isso. Isso é uma agenda comum que cria pontos de convergência entre as associações. Afeta a indústria de máquinas, afeta a indústria eletroeletrônica”, aponta Antônio Carlos Porto, da gaúcha Datacom, que desenvolve roteadores e switches, e vice presidente da P&D Brasil. 


Cloud Computing
Neoenergia contrata hiperconvergência para centralizar gestão operacional

A plataforma, adquirida junto a Nutanix, é um passo da digitalização da rede elétrica. A hiperconvergência também servirá à proteção dos dados. Os valores do contrato não foram revelados.

TCS troca identidade digital por soluções de Blockchain

Fornecedora de serviços de TI vai projetar soluções para Saúde, Energia, Educação e Serviços Financeiros na América Latina em parceria com a LACCHain, iniciativa do BIT Lab.

IA vai além do diferencial competitivo: ela ditará a sobrevivência das empresas

Ayesha Khanna, cofunddora e CEO da ADDO AI, diz que Inteligência Artificial faz diferença ao ser centrada no cliente; para a redução de riscos e combate à fraude; para a melhoria dos processos e para fomentar a inovação.

Blockchain vai compartilhar dados de forma segura, escalável e em tempo real

A tecnologia pode estar, agora, vivendo um momento de baixa, mas ela será crucial para os próximos passos, decretou o diretor para tecnologia da Accenture, Fernando Taniguti. "Blockchain, IA e nuvem pública viabilizam a mudança que estamos esperando", reforçou.

Banco do Brasil: Sem profissionais de software, Brasil padece na economia digital

O gerente executivo do DITEC, Igor Regis, lembra ainda que o Internet Banking foi atropelado pelo Mobile Banking e diz que duas tecnologias desafiam o setor financeiro: Blockchain e computação em nuvem.

Apenas 7% das indústrias têm planos de transformação digital

A jornada digital está muito mais no discurso do que na prática, pontua estudo da Accenture. Tanto que somente 11% das entrevistadas estão avançadas em vendas digitais. 



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G