Convergência Digital - Home

IA Carol, da TOTVS, liderou força-tarefa por soluções no combate à Covid-19

Convergência Digital
Ana Paula Lobo* - 06/07/2020

A Carol, a inteligência artificial da TOTVS, foi a ferramenta estratégica da companhia para o desenvolvimento de soluções para atender o mercado na pandemia de Covid-19, contou o VP da companhia, Marcelo Eduardo Cosentino. Segundo ele, as empresas estão no modo sobrevivência e coube à TOTVS simplificar um dia a dia já bastante turbulento.

"As empresas querem preservar seus negócios. E cabe a nós ajudar com as ferramentas mais corretas possíveis. A Carol se transformou na ferramenta para fazermos as soluções, mesmo que também em home office", diz o executivo, em entrevista ao Convergência Digital. Entre as soluções desenvolvidas - a toque de caixa - para suprir as necessidades dos clientes estão o registro de ponto remoto, no qual a Carol auxilia os departamentos de RH nos tempos de trabalho remoto com a plataforma Clock-In, que permite que funcionários façam seus registros de ponto por meio de reconhecimento facial.

Com ela, o ponto eletrônico é registrado a partir de um app no smartphone, por meio de uma tecnologia de escaneamento digital da face dos colaboradores, geolocalização e processamentos de deep learning, que identificam o funcionário e a sua localização em frações de segundos, e tudo isso sem que o dispositivo esteja conectado à internet.

Marcelo Cosentino lembrou que uma das verticais mais atingidas pela pandemia foi o mercado hoteleiro. E a demanda foi permitir que a integração gratuita entre produtos dos segmentos de Hotelaria e de Saúde permitissem a transformação temporária de quartos de hotel em leitos hospitalares de campanha durante a crise da COVID-19. Com a ferramenta –disponível de forma gratuita para os clientes do software TOTVS Hospitalidade PMS por quatro meses – os hotéis passaram a ter no cadastro do hóspede um prontuário médico eletrônico que inclui dados de evolução da doença, receituário de medicamentos, enfermagem, solicitações de exames e outras orientações. Na prática, os hotéis ficam assim preparados para utilizar sua infraestrutura como local de quarentena e tratamento de casos mais brandos da doença.

Sobre a LGPD, o VP da TOTVS admite que é um desafio, mas lembra que a nova lei não se suporta apenas com a contratação de especialistas ou de programas adequados. "É necessário mudar a cultura de como se trata o dado. Não tem jeito: as companhias terão de mudar o seu dia a dia. No caso das nossas ferramentas, elas estarão adequadas já para agosto, mesmo que a vigência da legislação passe para maio de 2021", informou Marcelo Eduardo Cosentino.


Trabalha com dados? Você precisa saber o que é o Lifelong Learning

Buscar o constante aprendizado é uma ferramenta essencial para qualquer profissional. Isso vale ainda mais para quem trabalha em uma área dinâmica e que requer pensamento holístico como o profissional de dados.

Destaques
Destaques

Armazenamento por serviço: um mercado em alta com privacidade de dados

IDC prevê que, em 2023, o mundo terá 11,7 ZB de dados armazenados, em comparação aos 5,0 ZB, apurados em 2018.

Metade das empresas no Brasil não confia na própria análise dos dados

Levantamento da Serasa Experian mostra ainda que 42% das companhias brasileiras admitem perder dinheiro com a má qualidade das informações. Má governança é vista como um desafio a ser superado. O mais grave: mais de 70% destão sem estratégia para superar essa etapa.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Dados em tempo real fazem toda a diferença no e-commerce

Por Leandro Rodriguez*

O tempo se tornou o fator crítico no relacionamento entre vendedor e comprador. Levar informações em tempo real a uma filial local ou a gerentes de loja pode ser determinante para a aquisição de clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.

Transformação digital exige eficiência no gerenciamento

Por Luiz Fernando Souza*

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Essa é uma máxima que precisa ser aplicada à transformação digital, e vale quando falamos da gestão dos servidores. E as razões são simples: é menos sofrido, menos dolorido e mais barato manter uma rotina de trabalho focada na manutenção, preservando com inteligência dados e sistemas.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site