Clicky

INCLUSÃO DIGITAL

MEC exige energia elétrica nas escolas para levar banda larga

Convergência Digital ... 06/07/2020 ... Convergência Digital

O Ministério da Educação publicou nesta segunda, 6/7, os critérios de adesão de escolas públicas do ensino básico ao programa de inovação educação conectada (PIEC), pelo qual é repassado dinheiro para que as instituições contratem serviço de acesso à internet, distribuição do sinal na escola e aquisição de dispositivos eletrônicos. 

Como definido ainda em 2017, as escolas devem estar funcionando, ter energia elétrica e estar situada em área de cobertura de banda larga terrestre ou via satélite. As escolas que já estavam no programa devem apresentar o monitoramento de aplicação financeira. Para novas, o critério de inclusão em 2020 é ter mais de 14 alunos matriculados. 

Como aponta a Portaria publicada nesta segunda, haverá dinheiro dentro do limite orçamentário. Se a procura for maior, será adotado critério de classificação que privilegia as escolas com desempenho no IDEB abaixo da média nacional e localizadas em municípios de baixo IDH. 

Em dezembro, o MEC anunciou que em 2019 repassou R$ 224 milhões para conectar as escolas aptas, além de R$ 60 milhões para acesso a 8 mil escolas rurais via satélite – leia-se, por meio da Telebras. Na virada do ano, seriam 18 mil escolas conectadas, das 146 mil do país. Com perspectiva de que em 2020 o total chegaria a 22 mil, representativas de 40% das matrículas dos ensinos fundamental e médio.


Carreira
Inatel, USP e UFPE coordenam batalhas de robótica

IronCup, competição de robótica promovida desde 2017, tem 92 equipes de diversos estasdos e de países como Malásia, Filipinas, Índia, México, Bolívia e Equador. Competição acontecerá de 26 a 29 de fevereiro e pela primeira vez será 100% online.

Toxicidade da Internet: seu filho pode não ser a vítima, mas o agressor

"Tem uma série de regras de educação, valores da família, formas de se comportar que não valem só para o jogo, para a rede social, valem para a vida”, diz a professora e psicoterapeuta, Ivelise Fortim.

Cert.br: Pais aprendam com as crianças a fazer uma Internet Segura

"Vamos ouvir mais do que falar. Os pais precisam fazer os filhos falarem como atuam na Internet. É uma aprendizagem mútua e necessária", recomenda a analista de segurança Miriam von Zuben. 

Mais de 70% das escolas no Brasil assumem casos de cyberbullying

É imperativo que se trate a Internet como um lugar real e que se responsabilize as pessoas pelos seus atos para evitar os ataques, observou a especialista em comportamento e psicopedagoga Érica Alvim.

Internet está longe de ser ruim para crianças e adolescentes

"Há milhares de aplicações positivas na Internet. O segredo é educar e conscientizar", sustenta o gerente de segurança do CAIS/RNP, Edilson Lima.

Internet Segura: Diálogo é a vacina dos pais contra ameaças virtuais às crianças

Em sua 15ª edição, o Dia Internacional de Segurança em Informática, promovido pela RNP, discutiu como a prevenção é fundamental em tempos de crianças e adolescentes hiperconectados.

Brasil é um dos países mais agressivos na Internet

País é o 25º em 32 países analisados em estudo produzido pela Microsoft. Por aqui, 41% acham que ataques e desinformações cresceram com a pandemia, enquanto 26% apontam que atitudes melhoraram. 



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G