Clicky

GOVERNO » Compras Governamentais

Assespro pede para Bolsonaro revogar compras centralizadas de TI

Luís Osvaldo Grossmann ... 03/07/2020 ... Convergência Digital

A Federação Assespro, que representa cerca de 2,5 mil empresas e tecnologia da informação, fez um apelo direto ao presidente da República e ao ministro da Economia para que o governo reverta a estratégia de centralizar as compras de produtos e serviços de TI na administração federal. 

Em ofício encaminhado a Jair Bolsonaro, Paulo Guedes e aos secretários do Ministério da Economia, a Assespro, o presidente da entidade, Ítalo Nogueira, sustenta que “a realização de ‘compras centralizadas’ prejudicará de forma significativa as micro e pequenas empresas nacionais que serão alijadas do mercado governamental, acarretando seu fechamento e aumento do desemprego no país”. 

O pleito ataca diretamente algumas metas do Decreto 10.332/20, publicado em abril, que institui a Estratégia de Governo Digital de 2020 a 2022, particularmente as iniciativas 16.1 e 16.6 anexadas ao Decreto, nas quais o governo prevê “realizar, no mínimo, seis compras centralizadas de bens e serviços comuns de tecnologia da informação e comunicação”, e “negociar acordos corporativos com os maiores fornecedores de tecnologia da informação e comunicação do governo, de forma a resultar na redução de, no mínimo, vinte por cento dos preços de lista, até 2022”. 

A Assespro pede a revogação de ambos, em ofício datado de 2/7, mesmo dia em que a secretaria de Governo Digital anunciou o resultado de dois desses “acordos corporativos”, inclusive com a Microsoft, além de duas reduções unilaterais de preços de referência em licitações diante da ausência de entendimento com Adobe e Broadcom. 

Para a Assespro, trata-se de “uma estratégia do Governo Federal que, com uma visão equivocada de economicidade nas compras públicas, estabelece metas para a realização de aquisições centralizadas de bens e serviços de tecnologia da informação”. 

Nogueira se vale do conceito da OCDE de que “a gestão das compras públicas deve ser concebida de modo a criar incentivos à participação alargada de potenciais concorrentes, incluindo novos operadores e pequenas e médias empresas”. No entanto, afirma que “a sistemática de compras centralizadas pode ter como efeito inverso ao propalado pela OCDE, com a concentração do mercado de TI voltado para administração pública, reduzindo a saudável variedade de oferta de soluções”. 

“O modelo proposto pode levar à coordenação anticompetitiva de preços por parte dos competidores de maior porte e barreira a entrada de empresas de menor porte”, conclui o presidente da Assespro. 


Dell: proteção de dados exige pilares na segurança cibernética

“Ataques estão mais sofisticados enquanto as pessoas e as empresas mais expostas. Precisamos de avançar na cultura da segurança cibernética”, observou o diretor da Dell para setor público, Bruno Assaf.

Plano do Ceitec é manter 105 empregados até leilão da estatal em setembro

Em audiências de conciliação no TRT-RS, trabalhadores defenderam a transferência, mas governo ainda resiste à proposta. Estatal em liquidação insistiu na demissão de 33 funcionários, suspensa pela Justiça.

ANPD define listas tríplices para vagas no Conselho Nacional de Proteção de Dados

Dos 122 indicados, Autoridade aprovou 39, de onde sairão os 13 escolhidos pelo presidente Jair Bolsonaro.  Brasscom, Federação Assespro, ConTIC e Feninfra estão entre os selecionados.

LGPD: cidadão vai controlar dados pessoais pelo portal Gov.br

Promessa é secretário de governo digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro. Plataforma permitirá ao cidadão revogar autorizações, ou reclamar à CGU.

Economia será o 'tinder' do financiamento para evitar desperdício no governo digital

“Não faz sentido um estado investir em uma identidade digital se já temos uma no governo, ou dois municípios gastarem com plataforma de gestão de tributo local”, explica o secretário Luis Felipe Monteiro.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G