INOVAÇÃO

BC: Pagamento pelo WhatsApp terá de provar proteção aos dados

Convergência Digital* ... 02/07/2020 ... Convergência Digital

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, declarou que o WhatsApp não está proibido de operar o seu serviço de pagamentos no Brasil. Segundo ele, a ferramenta só foi suspensa pela autoridade monetária para que possa ser regulada da maneira adequada, mas poderá ser operada assim que esse processo for concluído. Campos Neto falou sobre o assunto nesta quinta-feira,02/07, dez dias depois de o Banco Central suspender o sistema de pagamentos do WhatsApp no Brasil, em webinar promovido pelo Correio Brasiliense.

"Em nenhum momento o BC proibiu o WhatsApp de funcionar.O que o BC entende é que é um arranjo relevante para a economia e precisa passar pelos mesmos processos de aprovação dos outros arranjos", afirmou o presidente do BC, ao ser questionado sobre o assunto no Correio Talks. Ele explicou que "um arranjo que começa com 120 milhões de clientes não é pequeno".

E disse que, por isso, a ferramenta de pagamentos do WhatsApp - batizada de Facebook Pay - não poderia começar a operar sem a regulamentação do BC. "Precisa passar pelo mesmo trilho que os outros. Assim que for comprovado que é um arranjo competitivo e tem a proteção de dados necessária, será aprovado", assegurou.

Campos Neto insistiu que só está pedindo ao Facebook, dono do WhatsApp, que mostre que o arranjo vai ser competitivo e terá garantias de proteção aos dados. "Entendendo que o sistema é competitivo e que os dados das pessoas serão protegidos de forma adequada, o BC está disposto a autorizar, assim que for seguido o mesmo trilho dos outros arranjos", completou o executivo.


Startup nacional é acelerada para avançar no uso dos robôs de investimento

Solução da Allê Invest foi escolhida pelo Hupp, programa de aceleração da Abrapp - Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar - para ser acelerada. Mercado é estimado em US$ 18 trilhões no mundo, em 2025.

Disputa pelos 'sem banco' acirra guerra entre bancos e fintechs de pagamento

Pesquisa, feita pela Temenos, em 32 países indica que 29% dos executivos de instituições financeiras mostra que um de cada três bancos vê as fintechs como ameaça principal aos seus negócios.

Covid-19: software para laboratórios permite colher dados de 5 mil pacientes por dia

Tecnologia da Fundação CERTI coleta informações em até 1 minuto e resolve o gargalo da demora nos testes em larga escala e adequado à Lei Geral de Proteção de Dados.

Inovação, mesmo antes da Covid-19, sai do centro da prioridade na América Latina

Pesquisa mostra que o compromisso das empresas caiu bastante em 2020, e os dados foram apurados antes do impacto da pandemia nos negócios.

Ministério da Economia seleciona instituição para tocar aceleração de startups

Parceira será responável pela aceleração de negócios, capacitação, mentoria, conexão com o mercado e internacionalização do programa InovAtiva Hub. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G