Clicky

INOVAÇÃO

Empresas nacionais reclamam da burocracia e deixam de investir em Inovação

Convergência Digital ... 01/07/2020 ... Convergência Digital

Um estudo inédito no Brasil, realizado pelo Instituto Eldorado,  buscou avaliar o interesse das empresas em pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O levantamento sugere que grande parte das empresas brasileiras não adota novas tecnologias. 

A pesquisa apontou que mais da metade da amostra realiza P&D em TIC e dois terços já realizam algum investimento nas novas tendências do mercado. No entanto, 47% das participantes afirmaram possuir pouco ou nenhum conhecimento das novas tecnologias.

A pesquisa, que ocorreu entre outubro e novembro de 2019, foi realizada com a participação de 87 empresas. No estudo foram levantadas e validadas hipóteses sobre como a inovação aberta e tecnologias TIC estão sendo discutidas e aplicadas no mercado.

O estudo também mostrou que há uma grande oportunidade no investimento em P&DI nas empresas que faturam até R$ 500 milhões, por meio de instrumentos governamentais existentes. Aquelas que ainda não fazem uso desses recursos citam a burocracia e o desconhecimento como os principais fatores para a não utilização dos incentivos.

No quesito inovação, 58% das empresas praticam algum tipo de inovação aberta, índice que está abaixo da média global. Seus principais desafios são a gestão da mudança organizacional interna, a identificação de novas fontes de inovação e a gestão do relacionamento com as fontes de inovação externas.

Aquelas que praticam inovação aberta, em sua maioria, realizam parcerias com universidades, Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) e Institutos de Pesquisa. Segundo o estudo, entre os principais fatores de escolha de ICTs estão a infraestrutura para P&D, o know-how técnico e qualidade da solução/pesquisa.

Por fim, a pesquisa aponta ainda que para fomentar a competitividade do Brasil em inovação é necessário agir sobre diferentes pilares, acelerando o movimento de transformação. São eles:

Aumento do entendimento dos parceiros no sistema de inovação aberta;

Alinhamento entre oferta e demanda de inovação;

Simplificação do acesso a recursos;

Ampliação e simplificação do acesso a crédito para PMEs.

O estudo completo do Instituto Eldorado pode ser acessado aqui.


Cloud Computing
Itaú: Pix nasceu na nuvem e acelerou ida de sistemas de pagamentos para cloud

Em entrevista sobre a parceria de longo prazo firmada com a AWS, o diretor executivo de tecnologia do Itaú, Ricardo Guerra, explica que não há data para desligar mainframe, mas que tudo que envolver clientes vai para cloud. 

Petrobras faz primeiro edital para contratar soluções ágeis

Demanda é voltada para Saúde, Segurança Operacional, Otimização e Automação de Processos. Piloto servirá para testar a estratégia de inovação aberta da companhia. Os novos modelos de compras públicas serão debatidos no 5X5 TecSummit, que acontecerá de 07 a 11 de dezembro.

5x5 TecSummit debate o prontuário único do DATASUS

O debate sobre os desafios do órgão responsável pela implementação da Saúde Digital no Brasil acontece com o diretor do Departamento de Informática do ministério da Saúde, Jacson de Barros, no dia 08 de dezembro.

Casa Civil assume o comando das políticas de inovação

Nova política - feita a partir do Decreto 10.534/20 - cria Câmara de Inovação, com 11 ministérios, e MCTI como "escritório de projetos". Promessa é que iniciativa privada será convidada a compor subcomitês específicos. 

FCA e TIM anunciam carro conectado no Brasil para primeiros meses de 2021

Os carros das marcas Fiat, Jeep e Ram virão com eSIM, chip virtual para acesso a Wi-Fi nativo a bordo com 4G. "O carro será um smartphone e um tablet", afirma o CIO da FCA, André Souza Ferreira.

Polícia Federal quer usar drones no combate aos crimes eleitorais.

Expectativa é que mais de 100 drones sejam usados para inibir e flagrar condutas ilegais na eleição deste ano.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G