Clicky

Vivo e TIM avançam com OpenRAN para 'quebrar' concentração dos fornecedores

Ana Paula Lobo ... 30/06/2020 ... Convergência Digital

O OpenRAN permitirá uma desagregação das arquiteturas existentes hoje nas redes de acesso e que são 100% proprietárias, afirmou o diretor de planejamento de rede da Vivo, Átila Branco, ao participar de debate no Futurecom Digital Summit, nesta terça-feira, 30/06. Para ele, a desagregação de software e hardware é fundamental para permitir a virtualização e o uso de cloud, que será o centro dos ambientes nos próximos anos.

"O mercado está muito centralizado. Hoje 60% do custo da operadora está em tecnologia de acesso. O mundo está indo para data center. Para cloud. E as operadoras têm de se adaptar. A descentralização permite alternativa, que fomenta a inovação e a redução de custos", adiciona o executivo da Vivo.

Sobre OpenRAN, a Vivo está conduzindo dois pilotos nas cidades de Petrolina (PE) e em Juazeiro (BA). Átila Branco contou que OpenRAN foi implantado sobre uma rede 3G, o que permitiu habilitar o LTE (4G) nas áreas urbanas dos municípios nordestinos. “A tecnologia é viável e funciona. Há temas a serem desenvolvidos, não tanto do ponto de vista tecnológico, mas do operacional”, contou.

Os pilotos usaram tecnologia da Altiostar, a Telefónica é sócia, e pela Mavenir. Os valores aportados não foram revelados. Sobre o uso do OpenRAN nas redes 5G, Átila Branco foi cauteloso. Afirmou que ainda é cedo para decidir se essa será a tecnologia escolhida.

Já a TIM vai criar um OpenRAN Campus, com a Inatel, em Santa Rita de Sapucaí, para testar o uso dos padrões abertos. O diretor de engenharia, Marco Di Constanzo, contou que 10 fornecedores foram convidados, quatro aceitaram e seis ainda avaliam. "Queremos saber qual é o estágio de maturidade da tecnologia. Os testes serão feitos em DevOPS nativo, o que permitirá aos fornecedores uma atualização contínua. Temos que entender que não é só performance, mas o OpenRAN tem que ter estabilidade e operabilidade", afirmou.

Constanzo destacou ainda que o ambiente de testes é crucial para que se possa testar e, principalmente, errar. "Temos que usar machine learning e inteligência artificial para saber a capacidade de software, de como corrigir. Queremos achar as brechas e as incorreções. Só assim será possível deixar de ser uma prova de laboratório e ir para o desenvolvimento comercial. O OpenRAN é complexo. Ele agrega o tempo real em operações. Temos de estar preparados", completou o diretor de Engenharia da TIM Brasil.


Wi-Fi 6E Brasil 2021 - Cobertura especial - Editora ConvergenciaDigital

Wi-Fi 6E: o futuro da infraestrutura do Wi-Fi

As faixas de 2,4 GHz e de 5 GHz estão congestionadas no Brasil e torna-se urgente ter mais frequência por mais capacidade e eficiência, afirma o chefe de Tecnologia da CommScope para Caribe e América Latina, Hugo Ramos.

Veja mais matérias deste especial

Red Hat: para ser cloud nativa, uma tele precisa mais do que transformação digital, precisa de nova cultura

Mudar a mentalidade é essencial para que uma operadora de telecomunicações transforme seus negócios e suas redes, afirma Livio Tulio Silva, da Red Hat.

Cade aprova venda do controle da empresa de fibra da TIM para IHS

Operadora vai receber R$ 1 bilhão e pretende usar o dinheiro para pagar a fatia com a qual vai ficar a partir da compra da Oi Móvel.

TIM emite R$ 1,6 bilhão em debêntures vinculadas à ESG

Operação é a primeira realizada por uma empresa de telecomunicações no país. Tele diz que todos os recursos arrecadados serão investidos em infraestrutura, em especial, no 5G.

5G e Inteligência Artificial são estratégicos para suportar investimentos no Brasil

Pesquisa global, feita pela SUSE, e que ouviu 100 executivos no Brasil, aponta que oito em cada 10 líderes de TI se sentem bastante pressionados para entregar resultados tangíveis para os negócios.




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G