TELECOM

Vivo e TIM avançam com OpenRAN para 'quebrar' concentração dos fornecedores

Ana Paula Lobo ... 30/06/2020 ... Convergência Digital

O OpenRAN permitirá uma desagregação das arquiteturas existentes hoje nas redes de acesso e que são 100% proprietárias, afirmou o diretor de planejamento de rede da Vivo, Átila Branco, ao participar de debate no Futurecom Digital Summit, nesta terça-feira, 30/06. Para ele, a desagregação de software e hardware é fundamental para permitir a virtualização e o uso de cloud, que será o centro dos ambientes nos próximos anos.

"O mercado está muito centralizado. Hoje 60% do custo da operadora está em tecnologia de acesso. O mundo está indo para data center. Para cloud. E as operadoras têm de se adaptar. A descentralização permite alternativa, que fomenta a inovação e a redução de custos", adiciona o executivo da Vivo.

Sobre OpenRAN, a Vivo está conduzindo dois pilotos nas cidades de Petrolina (PE) e em Juazeiro (BA). Átila Branco contou que OpenRAN foi implantado sobre uma rede 3G, o que permitiu habilitar o LTE (4G) nas áreas urbanas dos municípios nordestinos. “A tecnologia é viável e funciona. Há temas a serem desenvolvidos, não tanto do ponto de vista tecnológico, mas do operacional”, contou.

Os pilotos usaram tecnologia da Altiostar, a Telefónica é sócia, e pela Mavenir. Os valores aportados não foram revelados. Sobre o uso do OpenRAN nas redes 5G, Átila Branco foi cauteloso. Afirmou que ainda é cedo para decidir se essa será a tecnologia escolhida.

Já a TIM vai criar um OpenRAN Campus, com a Inatel, em Santa Rita de Sapucaí, para testar o uso dos padrões abertos. O diretor de engenharia, Marco Di Constanzo, contou que 10 fornecedores foram convidados, quatro aceitaram e seis ainda avaliam. "Queremos saber qual é o estágio de maturidade da tecnologia. Os testes serão feitos em DevOPS nativo, o que permitirá aos fornecedores uma atualização contínua. Temos que entender que não é só performance, mas o OpenRAN tem que ter estabilidade e operabilidade", afirmou.

Constanzo destacou ainda que o ambiente de testes é crucial para que se possa testar e, principalmente, errar. "Temos que usar machine learning e inteligência artificial para saber a capacidade de software, de como corrigir. Queremos achar as brechas e as incorreções. Só assim será possível deixar de ser uma prova de laboratório e ir para o desenvolvimento comercial. O OpenRAN é complexo. Ele agrega o tempo real em operações. Temos de estar preparados", completou o diretor de Engenharia da TIM Brasil.


Internet Móvel 3G 4G
TikTok e WeChat decidem enfrentar o governo de Donald Trump

Empresas afirmam que vão usar todos os recursos disponíveis para garantir o Estado de Direito. O governo Trump proibiu o uso dos aplicativos chineses. Medida entra em vigor em 45 dias.

Anatel recria 10 colegiados após extinção por Decreto presidencial

Uso do Espectro, Defesa dos Usuários, Prestadoras de Pequeno Porte, Aferição da Qualidade, Ofertas de Atacado, Acompanhamento de Redes são alguns dos grupos reestabelecidos pela agência. 

Reclamações contra oferta de banda larga crescem 40% com a quarentena da Covid-19

Queixas na Anatel cresceram especialmente a partir de março. No conjunto dos serviços, agência recebeu 1,52 milhão de reclamações entre janeiro e junho. Também houve um aumento de 20% com relação à telefonia móvel.

Oi quer corte de dívida com Anatel por desequilíbrio na concessão

“Tem que fazer um PGMU mais leve para que a gente possa respirar”, defende a diretora regulatória, Adriana Costa. Anatel esclarece que concessão não é sinônimo de lucro garantido. 

Huawei defende reserva de 500 MHz da faixa de 6GHz para as teles

Para o diretor da Huawei Brasil, Carlos Lauria, a reserva técnica é a melhor garantia para aguardar a evolução da tecnologia. "Se der tudo agora, não tem como voltar atrás depois", observa o executivo.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G