Convergência Digital - Home

Covid-19: Em três meses, governo brasileiro fez mais pelo digital do que em 2019

Convergência Digital
Luís Osvaldo Grossmann - 01/07/2020

Com uma lista de diversas iniciativas recentes voltadas à transformação digital na América Latina, a Amazon Web Services, arrisca que o ritmo de uso da tecnologia acelerou com a pandemia de Covid-19. 

“Estamos percebendo uma rápida adoção de recursos de inteligência artificial, de machine learning. No Brasil particularmente temos exemplos em Saúde e Educação, além do próprio governo. Com aulas em casa, alunos e professores estão tendo que se adaptar. Também é preciso maior capacidade de fazer diagnósticos da Covid-19. Vemos os clientes, no setor público, na educação, nas organizações não lucrativas, acelerar mais nos últimos três meses que em todo o último ano”, aponta o diretor da AWS para setor público na América Latina, Canadá e Caribe, Jeff Kratz. 

Nesta terça, 30/6, a empresa fez online seu encontro anual sobre iniciativas junto ao setor público. E o Brasil, que concentra o principal datacenter da AWS na região, é destaque em vários campos. “Vemos o Brasil, a começar pelo governo, adotando cada vez mais tecnologias de nuvem”, insiste Kratz. 

A Covid-19 acelerou programas de saúde com hospitais e startups, mas também exigiu adaptação do sistema educacional – em São Paulo, a empresa é responsável pela plataforma que garante aulas online a 1 milhão de estudantes na rede pública. 

No governo, além de prestar a atual nuvem pública dos órgãos federais, a empresa firmou uma parceria com o Serpro, dentro da oferta de serviços digitais. “Essa parceria com o Serpro, que é a principal empresa de TI do governo brasileiro, envolve o Gov.br, que é responsável pela conexão dos cidadãos a serviços públicos por meio de um login único. Estamos trabalhando com eles neste momento para escalar essa solução usando os recursos da AWS”, explica o gerente de arquitetura de soluções, Glauber Gallego. 

Segundo o governo brasileiro, até o momento o login único já ultrapassou os 70 milhões de usuários cadastrados – 25 milhões nos últimos seis meses – para acesso facilitado a 1.484 serviços públicos federais, estaduais e municipais que já foram digitalizados e podem ser acessados por meio do Gov.br.

“Temos visto uma continua modernização por meio de licitações do governo, que estão realmente ajudando as organizações a adotar estratégias de ‘cloud first’, percebendo a relação de custo-benefício, fundamental em compras governamentais”, diz Jeff Kratz.


ARTIGO . Por Melissa Torgbi

Cientista de dados: seja curioso, se envolva e tenha muita disposição para resolver problemas

Há muita empolgação acerca do termo “ciência de dados” atualmente. Para nós que queremos ser cientistas de dados, há alguns requisitos. Um deles: ter muita, mas muita vontade de aprender o tempo todo.

Destaques
Destaques

Governo digital: qualidade do serviço passa pela integração dos dados

O bom resultado dos serviços digitalizados passa por uma infraestrutura de TI robusta, com dados interoperáveis em todas as camadas, aponta o VP da Oracle, Rodrigo Solon Chaves.

Empresas ambicionam mais Inteligência Artificial, mas sofrem com falta de talento

Um apesquisa global da Bain mostra que três em cada empresas, instigadas pela covid-19 e a aceleração da digitalização, se preparam para investir mais em inteligência artificial e machine learning. Mas assumem que as dificuldades não são poucas.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O que é o balanceamento de carga de alta disponibilidade?

Por Ivan Marzariolli *

A alta disponibilidade começa com a identificação e eliminação de pontos únicos de falha em sua infraestrutura que podem desencadear uma interrupção do serviço - por exemplo, implantando componentes redundantes para fornecer tolerância a falhas no caso de um dos dispositivos estiver com problemas.

Dados em tempo real fazem toda a diferença no e-commerce

Por Leandro Rodriguez*

O tempo se tornou o fator crítico no relacionamento entre vendedor e comprador. Levar informações em tempo real a uma filial local ou a gerentes de loja pode ser determinante para a aquisição de clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site