Clicky

INTERNET

Como está, PL das Fake News não resolve nem robôs, nem desinformação

Ana Paula Lobo e Luís Osvaldo Grossmann ... 26/06/2020 ... Convergência Digital

A decisão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, de adiar por uma única sessão a votação do PL 2630/20, mais conhecido como PL das Fake News, é temerária diante de um texto – ou mesmo dos vários textos – que não vão entregar o que promete: um eficaz combate à desinformação na internet e o controle do uso dos robôs.  A votação está agendada para terça-feira, 30/06.

Como destacou o vice-presidente da Abranet, Eduardo Parajo, ao participar do CDemPauta desta sexta, 26/6, sobre o tema, sequer há uma análise, ainda que superficial, sobre o impacto das medidas propostas. “Pega um ponto importante, que é combater a desinformação, dizendo que essa lei vai resolver o problema. Mas não vai. Não resolve. Não resolve o robô. Então seria prematuro votar agora. Importante que o Senado amplie esse debate.”

Ao responder um questionamento do CDemPauta, se seria uma teimosia do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, de insistir numa votação rápida, o advogado especializado em direito digital, Walter Capanema, pediu mais prudência.  “Não sei se é teimosia. Mas não é sensato. Afinal de conta, por esse projeto de lei trazer tantos impactos à atividade econômica, é importante que os atores, que as empresas, que a própria sociedade seja ouvida, que possa participar, que possam ser apresentadas novas propostas. Votar tantas modificações que causam tanto impacto sem discutir com a sociedade é antidemocrático.” Assistam o posicionamento com relação à votação do PL no dia 30/06. A íntegra do CDem Pauta pode ser vista aqui.


STJ: É possível responsabilizar Google por postagem no Orkut anterior ao Marco Civil

Em caso ocorrido antes da vigência da Lei 12.965/14, o Superior Tribunal de Justiça considera ser válida notificação extrajudicial para remoção de conteúdo, em caso que pede indenização por dano moral. 

Justiça manda Claro garantir velocidade de internet contratada

Para a 9ª vara Cível de Aracaju-SE, internet é essencial e fornecimento deve respeitar preceitos do Código de Defesa do Consumidor. 

WhatsApp baniu 360 mil contas por disparo de mensagens em massa no período eleitoral

Comportamento irregular foi verificado por tecnologia de aprendizado de máquina. Já as denúncias em canal criado com o TSE resultaram no banimento de 1.042. 

Canadá não quer esperar acordo global e vai cobrar imposto da internet em 2022

Em anúncio ao Parlamento, Departamento das Finanças do país indicou que novo tributo entra em vigor em janeiro de 2022 e pode arrecadar o equivalente a R$ 14 bilhões em cinco anos. 

Proliferação de serviços streaming faz crescer o “consumidor bumerangue”

Segundo a Kantar Ibope Media, no lugar de assinar simultaneamente as várias opções, se torna mais comum a troca constante de serviços. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G