Clicky

Home - Convergência Digital

'Dados do bem', para combate à Covid-19, une TIM e rede Open D'Or

Convergência Digital* - 26/06/2020

A TIM celebrou o segundo ano de parceria com o Open D'Or Healthcare Innovation Hub, iniciativa do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) em conjunto com a Rede D´Or São Luiz para fomentar o empreendedorismo e a inovação aberta na saúde. Pelo acordo, a TIM disponibiliza a conexão para o espaço de coworking e laboratório de inovação, viabilizando o desenvolvimento de projetos como o "Dados do Bem", aplicativo de monitoramento epidemiológico desenvolvido pelo IDOR e Zoox Smart Data, que permite a criação de mapas de distribuição da Covid-19, a identificação de concentração de transmissão e a análise da evolução da imunidade na população.

A parceria faz parte do Programa de Open Innovation da operadora, que garante a conexão da rede 4G TIM no Living Lab, um simulador de ambiente hospitalar que permite as startups ligadas ao hub possam testar suas soluções de forma segura e supervisionada por profissionais da área, além de ser um espaço de co-criação e demonstração de novas aplicações. A operadora também fornece para o projeto ferramentas essenciais para a criação de aplicações de Internet das Coisas, como o NB-IoT, plataforma destinada a conexão de dispositivos que exigem uma capacidade menor de transmissão de dados e com baixo consumo de energia.

"A TIM tem a inovação como um de seus pilares mais importantes e é protagonista no ecossistema de inovação brasileiro. Neste momento de desenvolvimento digital na saúde mundial, a nossa parceria com o IDOR se torna ainda mais importante por ter um impacto direto na criação de soluções que vão nos ajudar a superar uma das principais crises sanitárias dos últimos tempos", afirma Renato Ciuchini, Head de Estratégia e Transformação Digital da TIM Brasil.

Com a crescente demanda de dados, resultado do distanciamento social para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, a TIM viu a demanda do Open D'Or dobrar por causa do aumento no tráfego da rede necessário para o desenvolvimento de soluções voltadas para o combate à COVID-19.

Criado por pesquisadores, infectologistas e equipe de cientistas de dados, o "Dados Do Bem" é uma das ferramentas lançadas durante o período e combina inteligência epidemiológica e big data. Nele, o usuário preenche um cadastro e responde a um simples questionário de autoavaliação, com perguntas sobre sintomas associados à Covid-19 e histórico de saúde. Uma amostragem das pessoas cujas respostas ao questionário apontarem para uma alta probabilidade de Covid-19 deverá ser chamada para a realização de testes imunosorológicos.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

04/11/2020
TIM adverte que possível banimento da Huawei só poderia acontecer no 5G

03/11/2020
TIM abre 300 vagas para estágio e oferece curso de idioma básico online

30/10/2020
TIM ativa piloto de banda larga fixa com 5G DSS

28/10/2020
FCA e TIM anunciam carro conectado no Brasil para primeiros meses de 2021

21/10/2020
TRE-SP cita LGPD e manda TIM e Facebook identificarem autoria de campanha eleitoral ilegal

08/10/2020
TIM: Carteira digital têm de ser oferta única entre operadoras de telecom

08/10/2020
TIM: 5G do marketing chega logo, 5G de verdade, só depois do leilão

29/09/2020
Para TIM, migração para banda Ku vai atrasar ainda mais 5G

29/09/2020
TIM: OpenRAN é caminho para Brasil sair do atraso no 5G

21/09/2020
TIM avança na base da Claro e da Vivo em São Paulo

Destaques
Destaques

Qualcomm e Nokia: Ondas milimétricas são a mudança do modelo de negócio no 5G

Ondas milimétricas não apenas uma banda a mais para o 5G, mas são a base das novas aplicações com baixíssima latência, diz Francisco Soares, da Qualcomm. Wilson Cardoso, da Nokia, adverte que, até 2025, serão instaladas 200 mil ERBs para atender verticais específicas como a indústria 4.0.

Anatel: Cibersegurança em Telecom une teles e os mais de 10 mil prestadores de serviços SCM

"Não há como fazer obrigação em cibersegurança. O ambiente tem de ser cooperativo e não é apenas com as teles. São mais de 10 mil pequenos prestadores de serviços e eles têm de estar ativos. Temos de ter uma coordenação entre todos os atores", disse o superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, Nilo Pasquali.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

5G precisa ser aberto e transparente

Por Fabio Rua

É possível afirmar que estamos vivendo um momento extremamente crucial na história da tecnologia, ainda mais após todo o processo de aceleração digital e transformação exigidos durante o período da pandemia de COVID-19. As decisões que tomarmos hoje sobre como as redes 5G serão construídas em nosso país terão um impacto sem precedentes na transformação dos negócios.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site