Pela primeira vez em 30 anos de realização, o CIAB Febraban, maior evento de tecnologia bancária da América Latina, acontece 100% online por conta da pandemia de Covid-19. Ao abrir a edição 2020, nesta terça-feira, 23/06, o presidente da Federação Nacional de Bancos, Isaac Sidney, reforçou o papel da tecnologia na solidez do sistema financeiro. "Temos de mostrar o quanto os investimentos em tecnologia foram, são e serão essenciais para garantir a oferta de serviços seguros aos nossos correntistas", afirmou. Em 2019, os bancos investiram R$ 24,6 bilhões e se consolidaram como os principais investidores de Tecnologia da Informação no Brasil.
Sidney, porém, aproveitou a sua participação para criticar as travas da burocracia do Governo Federal. "O setor financeiro agiu rápido, mas o Estado precisa simplificar as regras para que se possa oferecer crédito mais rápido a quem foi atingido pela crise. Os bancos têm responsabilidade pelo crédito e procurar culpados significará que todos perdemos", advertiu o presidente da Febraban.
Isaac Sidney também lembrou a evolução da tecnologia, ao fechar sua abertura frisando que 'o mundo é 5G e as soluções para a crise não podem mais ser analógicas". A abertura do CIAB Febraban reuniu os presidentes dos cinco principais bancos do País - Candido Bracher, Itaú Unibanco, Octavio de Lazari, Bradesco, Sergio Rial, do Santander, Pedro Guimarães, da Caixa e Roberto Sallouti, da BTG Pactual.
Fábricas no Brasil tocam a transição para os modelos SSD e respondem ao aumento na demanda das memórias, mas temem o fim dos incentivos em 2022.
A partir desta segunda-feira, 01/02, entra em funcionamento no Brasil a primeira fase do Open Banking , cuja regulação será implementada de forma gradual, faseada e evolutiva, até 15 de dezembro de 2021.
Videoconferência, já permitida para as renovações, também poderá ser usada na primeira emissão de certificados digitais. ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, responsável pela ICP-Brasil, vai definir bases públicas para confirmação da biometria.
A Liferay comemora 10 anos na América Latina ampliando sua atuação no Centro-Oeste. Para tocar os negócios na capital brasileira, a empresa contratou Bruno Bergamaschi, ex-IBM e Gartner.