Home - Convergência Digital

Bayer dá acesso gratuito a ferramenta de coleta de dados para agricultura digital

Convergência Digital* - 12/06/2020

A Bayer está lançando a campanha "Dê um Impulso na fazenda" para que agricultores de todo Brasil possam ter acesso gratuito à licença anual de Climate FieldViewTM, plataforma de agricultura digital capaz de coletar e processar automaticamente dados de campo de forma simples e integrada, gerando mapas e relatórios em tempo real.

Quem já usa a plataforma é a Sementes Vitória, que está no ramo da produção e comercialização de sementes de soja há mais de 30 anos, em Goiânia (GO) buscou na tecnologia Climate FieldviewTM da Bayer o auxílio para o manejo mais eficiente de plantas daninhas.Segundo Patrícia Dias, agrônoma da Sementes Vitória, o processo anterior para controle da buva geralmente era feito com visitas aos campos e demarcação das áreas com infestação para aplicação de herbicidas.

"Era comum, diante da presença de plantas daninhas em um talhão, fazermos a identificação das espécies, bem como analisarmos qual seu estágio (quantos pares de folhas) e, assim, determinávamos qual herbicida utilizar (dose, tipo de bico no pulverizador e horário da aplicação), depois disso, fazíamos a aplicação em toda a extensão de área. Isto é, cada metro quadrado do talhão, tendo ou não as plantas daninhas a serem controladas, recebia o herbicida", diz.

Após a análise realizada pela plataforma Climate FieldViewTM, os custos por aplicações passaram a ser mais assertivos. A possibilidade de ter mapas com a localização exata das plantas daninhas contribuiu para a otimização no uso de herbicidas em 68,2%, além da redução em 31,8% na quantidade de água usada por hectare. "Levantamos a espécie e onde estava presente, assim construímos um mapa com a localização e tipo de planta. Com as marcações na plataforma FieldView, concluímos que a área que receberia a aplicação de de herbicida era de cerca de 30 hectares plantados e não mais os 96 hectares totais, como teria sido feito sem esse diagnóstico", diz Patrícia.

De acordo com a agrônoma, a plataforma Climate FieldViewTM se tornou uma ferramenta importantíssima para os processos gerenciais da Sementes Vitória. "Acreditamos que podemos fazer melhor, de forma assertiva, mais sustentável e, com menos erros, proporcionaremos mais lucratividade aos nossos negócios", comenta.

O uso da tecnologia e a gestão inteligente de dados permite que o produtor tenha acesso às informações gerais de sua plantação e assim consiga trabalhar de forma estratégica sem necessariamente estar no campo. "Uma vez na nuvem, as informações colhidas podem ser unidas a outros dados e gerar relatórios inteligentes para o melhor manejo dos defensivos, isso reduz o tempo do produtor in loco, gera economia, amplia sustentabilidade e dá a ele rapidez na tomada de decisão", explica Mateus Barros, líder de negócios de Climate FieldviewTM para a América Latina.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

25/09/2020
Relator no Senado propõe desoneração de IoT e VSats sem mudar texto da Câmara

09/09/2020
Anatel: Teles precisam ser claras do que querem para Internet das Coisas

02/09/2020
TIM quer parceria com startups em uso de 4G ou IoT em soluções para o campo

31/08/2020
Governo prevê isenção de taxas para Internet das Coisas e VSATs em 2021

28/08/2020
Economia promete zerar FISTEL para IoT no orçamento de 2021

24/08/2020
Sem Fistel, internet das coisas pode criar 7 milhões de empregos em cinco anos

21/08/2020
TICs,Indústria e agro pedem urgência ao Senado em votar mudanças no Fust e Fistel

18/08/2020
Covid-19 provoca um estrago no mercado de IoT no Brasil

18/08/2020
Ataques DDoS recrutam sensores IoT como drones

28/07/2020
A10 e CLM lançam laboratório de capacitação em IoT/5G

Destaques
Destaques

Vitor Menezes, Minicom: Vamos brigar por um leilão 5G não arrecadatório

O Ministério das Comunicações sinalizou às operadoras que trabalha para convencer os colegas de Esplanada a concentrar os valores envolvidos no leilão do 5G em compromissos de cobertura, minimizando o preço a ser pago ao Estado, afirmou o secretário de Telecomunicações, Vitor Menezes, ao participar do Painel Telebrasil 2020.

Claro: Sem antenas, São Paulo fica fora do 5G

CEO da Claro, Paulo Cesar Teixeira, criticou a miopia de executivos que ainda insistem em colocar restrições à implantação de antenas, como acontece na cidade de São Paulo. "5G é a grande plataforma para permitir um salto econômico mais vigoroso", advertiu.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Internet 5G traz disrupção para Telecomunicações até no modelo de negócio

Por Eduardo Grizendi*

Na RNP, estabelecemos um objetivo estratégico ambicioso – o de prover uma ciberinfraestrutura, segura, de alto desempenho e disponibilidade e, ao mesmo tempo, ubíqua, onipresente, em qualquer lugar e a qualquer hora, para nossas comunidades de educação, pesquisa e inovação.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site