Bolsonaro recria o Ministério da Comunicações e passa o comando ao PSD, de Kassab

Ana Paula Lobo* ... 10/06/2020 ... Convergência Digital

Como faz desde que assumiu, o presidente da República, Jair Bolsonaro, usou o twitter no fim da noite desta quarta-feira,10/06, para comunicar a divisão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações. Para atender ao PSD, do ex-ministro Gilberto Kassab, Bolsonaro anunciou a recriação do Ministério das Comunicações.

O deputado Fábio Faria, do PSD/RN, será o novo ministro da pasta. Bolsonaro teria dito ainda que a nova pasta também assumiria a parte de Comunicação e Publicidade, com a extinção da SECOM (Secretaria de Comunicações) , envolvida na distribuição de recursos para veículos sob investigação de repasse de Fake News.

A Medida ProvisóriaNº 980, DE 10 DE JUNHO DE 2020, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. Bolsonaro não fala do destino do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - se permanecerá ou não sob o comando do astronauta Marcos Pontes e se o time, com Julio Semeghini à frente será mantido ou não.

Ficam com o novo Minicom de acordo com a MP: a Agência Nacional de Telecomunicações, a Telebras e a EBC. Ao fazer a divisão dos ministérios, ocorre, mais uma vez, uma divisão no segmento de TIC. Tecnologia da Informação deverá ficar no guarda-chuva do novo MCTI. Distante das Comunicações, que volta a ter uma pasta exclusiva.

A recriação do MCTIC aconteceu em maio de 2016, logo depois que Michel Temer assumiu o comando do Brasil. Havia à época, inclusive, a intenção de extinguir o Ministério das Comunicações, mas ele acabou incorporado ao da Ciência e Tecnologia. Agora Ministro das Comunicações, Fábio Faria, também é genro do apresentador e dono da SBT, Sílvio Santos.


Internet Móvel 3G 4G
Edital do 5G vai ao mercado com ou sem venda da Oi Móvel

"Não vou submeter um processo de política pública, como é o edital 5G, a uma fusão e aquisição", afirmou o presidente da Anatel, Leonardo de Morais.

Anatel recria 10 colegiados após extinção por Decreto presidencial

Uso do Espectro, Defesa dos Usuários, Prestadoras de Pequeno Porte, Aferição da Qualidade, Ofertas de Atacado, Acompanhamento de Redes são alguns dos grupos reestabelecidos pela agência. 

Reclamações contra oferta de banda larga crescem 40% com a quarentena da Covid-19

Queixas na Anatel cresceram especialmente a partir de março. No conjunto dos serviços, agência recebeu 1,52 milhão de reclamações entre janeiro e junho. Também houve um aumento de 20% com relação à telefonia móvel.

Oi quer corte de dívida com Anatel por desequilíbrio na concessão

“Tem que fazer um PGMU mais leve para que a gente possa respirar”, defende a diretora regulatória, Adriana Costa. Anatel esclarece que concessão não é sinônimo de lucro garantido. 

Huawei defende reserva de 500 MHz da faixa de 6GHz para as teles

Para o diretor da Huawei Brasil, Carlos Lauria, a reserva técnica é a melhor garantia para aguardar a evolução da tecnologia. "Se der tudo agora, não tem como voltar atrás depois", observa o executivo.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G