INCLUSÃO DIGITAL

No Brasil, 39% dos alunos das escolas públicas não têm PCs, notebook ou tablet para estudar

Ana Paula Lobo ... 09/06/2020 ... Convergência Digital

A décima edição da pesquisa TIC Educação 2019, divulgada nesta terça-feira, 09/06, pelo Cetic.br, acentua o fosso  digital e social entre os alunos de escolas públicas e particulares no Brasil.  O levantamento mostra, por exemplo, que apenas 14 % das escolas públicas urbanas tinham algum tipo de plataforma virtual de ensino em 2019, e esse percentual se mantém estável nos últimos três anos. Já nas particulares, o percentual subiu de 47% em 2018 para 64% em 2019.

A pesquisa constata que, nacionalmente, 58% dos alunos das escolas urbanas usam apenas o celular para realizar suas atividades escolares, sendo que nas regiões Norte e Nordeste, o celular aparece como o único meio de ensino a distância, com 21%. Em contrapartida, esse percentual cai para apenas 3% nas escolas particulares. O relatório mostra que 98% dos alunos das escolas urbanas usam o celular.

O estudo transborda a desigualdade digital e social do Brasil  quando apura que 39% dos alunos das escolas públicas não têm PCs, notebooks ou tablets para estudarem em casa. "Esse é um problema persistente. No passado, já houve políticas públicas para universalizar internet e computadores, mas elas não avançaram como o esperado. É preciso revisitar essas iniciativas para fomentar a educação. É muito difícil criar conteúdo, fazer uma programação usando o celular, que é o principal dispositivo hoje usado. O Brasil precisa fomentar habilidades digitais que vão além do uso do facebook e do whatsApp. Pode ser que um dia, o celular venha a ter interfaces mais favoráveis à criação de conteúdo, mas hoje não é assim", observa o gerente do Cetic.br, Alexandre Barbosa.

A TIC Educação 2019 ressalta o uso das redes sociais e ressalta a preferência dos alunos pelo WhatsApp para realizar as atividades escolares. A OTT de mensagem é usada por 61% dos alunos. O Facebook aparece bem atrás com 11% e o Instagram com 9%. A maior parte dos alunos que sua as redes sociais são os do ensino fundamental, até por conta da idade e da disponibilidade do celular - próprio ou familiar.

Nas escolas rurais, a situação de acesso à Internet  e à tecnologia é ainda mais grave. Pelo relatório, 60% das escolas não têm PC nem Internet. Isso porque o estudo constatou que 40% das escolas rurais possuem um PC ou um acesso à Internet, e por conta disso, 24% delas abrem o acesso da escola à comunidade. Outros 9% disseram acessar à internet por outros dispositivos.

"Em muitas escolas rurais, esse PC e essa conexão Internet é a única existente e, por isso, acaba funcionado com o local de acesso comunitário, ou seja, a escola vira um telecentro", observa a coordenadora da pesquisa, Daniela Costa.  A TIC Educação 2019 apurou dados de agosto a dezembro de 2019, ouvindo 11.361 alunos; 1.868 professores;954 coordenadores pedagógicos;1.012 diretores de escolas urbanas. Nas escolas rurais, a pesquisa ouviu, por telefone 1.403 diretores ou responsáveis por escolas rurais.


Licitação do MEC abre espaço para MVNOs na oferta de banda larga móvel gratuita

Propostas têm de ser enviadas ao governo até o dia 17. Contratação acontece ainda em julho. O preço de referência da RNP para este processo é de R$ 0,56 GByte/mês sem ICMS, considerando um pacote de dados de 20 Gbytes, para a quantidade de 5.000 alunos. 

No Brasil, 4,8 milhões de crianças e adolescentes não têm acesso à Internet

A desigualdade digital e social se evidencia quando se constata que a maior parte dos sem acesso está nas classes D e E e nas regiões Nordeste e Norte. O celular é o meio principal de contato com a rede social.

No Brasil, 39% dos alunos das escolas públicas não têm PCs, notebook ou tablet para estudar

A TIC Educação 2019 constata ainda que nas escola rurais, apenas 40% delas têm um PC ou uma conexão à Internet.

Brasil soma 424 milhões de dispositivos digitais em uso. Smartphone é o rei

São 234 milhões de smartphones em uso no País e 190 milhões de computadores, revela pesquisa da FGVcia/SP. Em 2019, foram 12 milhões de PCs vendidos. Em 2020, a Covid-19 exigiu a troca de dispositivos e deverá incrementar o mercado, diz o professor Fernando Meirelles.

Aloo Telecom cede rede de fibra ótica para viabilizar UTI virtual

A Aloo Telecom é responsável por toda a tecnologia por trás do projeto UTI Virtual, em pareria firmada com o Hospital do Coração (HCOR) e a Fundação Cardiovascular de Alagoas (Cordial). Aliança permitirá atendimento em tempo rela para 100 leitos nos hospitais do SUS de Alagoas.

Vinte milhões de domicílios brasileiros não têm conexão a Internet

Pesquisa TIC Domicílios 2019 evidencia a desigualdade digital no Brasil, onde três em cada quatro brasileiros admitem usar a Internet, mas com qualidade distinta de acesso.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G