INOVAÇÃO

Federal de Goiás desenvolve teste rápido para Covid-19 com microchip descartável

Convergência Digital* ... 03/06/2020 ... Convergência Digital

Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás desenvolveram um método de diagnóstico capaz de detectar a presença do coronavírus no paciente desde o primeiro dia dos sintomas. Mais barato e rápido que o teste padrão, sistema usa ampliação de DNA/RNA por meio de microchips descartáveis e portáteis. 

A técnica foi desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa de Biomicrofluidica do Instituto de Química e do Laboratório de Genética Molecular e Citogenética do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás. A amplificação do RNA do vírus é realizado em um microchip, que utiliza um volume muito pequeno (microlitros) de amostra e reagentes. Esses dispositivos são descartáveis e portáteis. 

Chamada de RT-LAMP, trata-se de uma técnica de amplificação de DNA, assim como a PCR (Reação em cadeia da polimerase), técnica padrão ouro para diagnóstico da COVID-19, porém o processo no qual amplifica o material genético do vírus é realizado de maneira mais simples, barata e rápida.  Além disso, a RT-LAMP é 10 mil vezes mais sensível que a PCR.

Portátil, o teste pode ser levado para o local de necessidade, pontos de atendimento. A reação de amplificação do RNA é realizada em 10 minutos. Quando existe presença do vírus na amostra, ela ganha cor verde fluorescente.

Segundo a UFG, o teste pela técnica RT-LAMP usada na pesquisa pode ser realizado em um tempo total inferior a duas horas, enquanto um teste baseado em PCR leva cerca de 7 horas. E o custo é cerca de 40 vezes menor do que a PCR, além de não necessitar de instrumentação cara, pois a reação ocorre em temperatura constante.

O teste foi otimizado inicialmente com o cultivo de vírus inativado doado pelo Laboratório de Virologia Clínica e Molecular (ICB-USP). Em seguida, o teste foi aplicado em amostras reais de pacientes, previamente testadas por PCR em tempo real. Os resultados obtidos com o teste em amostras reais concordaram com o teste considerado padrão-ouro, a PCR. A pesquisa está agora em fase de validação com um número maior de amostras, para que em breve o teste possa ser aplicado para a população. 

* Com informações da UFG


Cloud Computing
Qintess compra CSC Brasil por Analytics, Ciência de Dados e transformação digital

Os valores da aquisição não foram revelados. A CSB Brasil atuava no mercado nacional há 30 anos. A Qintess, resultado da união do Grupo Cimcorp e Resource, também já comprou a Getronics,a Sopho e a Damovo.

Finep seleciona R$ 107 milhões em projetos de inovação

Foco dos incentivos é para soluções relacionadas à pandemia de Covid-19. 

STF avança na transformação para ser 100% digital

Resolução editada pelo Supremo impõe que, a partir de agora, todos os processos originários ajuizados no Tribunal devem ser protocolados por meio eletrônico. Ferramenta permite incorporar de áudio e vídeo nos autos.

Obr.Global abre inscrições para programa voltado aos investidores anjos

Iniciativa Angel Success Series tem duração de dois meses e, pela primeira vez, acontecerá 100% online. Inscrições vão até o dia 10 de agosto.

Serpro amplia teste do sistema de transferência eletrônica de veículos

Desenvolvido para o Denatran e lançado em Santa Catarina, Registro Nacional de Veículos em Estoque funciona como um DUT online e será ampliado para Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo. 

TIM lança desafio para startups com soluções de IoT voltadas ao agronegócio

Em parceria com a AgTech Garage, o Desafio 4G TIM no Campo vai selecionar soluções inovadoras para o controle de pragas, doenças e plantas daninhas.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G