GESTÃO

TCU cobra acesso aos bancos de dados da Receita Federal

Luís Osvaldo Grossmann ... 28/05/2020 ... Convergência Digital

O Tribunal de Contas da União iniciou um novo processo de monitoramento das ações da Receita Federal com vistas à garantia do compartilhamento de dados, tema de queda-de-braço dos últimos quatro anos entre as instituições. 

O objetivo é ter acesso automático aos dados fiscais. Ou, como descrito pelo TCU, “a ação conjunta entre os dois órgãos para operacionalizar o compartilhamento de dados deverá buscar a automatização das formas de acesso, que ‘assegure autenticidade, integridade, registro de acessos e rastreabilidade’”. 

O Tribunal de Contas reclama que “ao menos, 122 trabalhos de auditoria e fiscalização realizados pelo Tribunal na Secretaria da Receita Federal e foram prejudicados pela recusa daquela Secretaria em fornecer as informações solicitadas por esta Corte. Em decorrência da negativa da SRF em prestar informações ao TCU, R$ 5,75 trilhões, por ano, não são auditáveis pelo Tribunal”. 

Desde meados de 2019, o Ministério da Economia e o TCU costuraram um entendimento. Em janeiro, um Decreto presidencial (10.209/20) regulamentou o compartilhamento de informações protegidas pelo sigilo fiscal à Controladoria Geral da União e, “no que couber”, ao próprio TCU. 

“A implementação desta, e de outras medidas, permitirá o compartilhamento e a análise de informações sensíveis, e exigirá colaboração intensa do corpo técnico das instituições envolvidas, uma vez que o desenho do processo de trabalho deverá considerar o tratamento de dados sensíveis e o manejo de centenas de sistemas hoje operacionalizados pela RFB”, diz o novo Acórdão do TCU.


Gov.br completa um ano com 72 milhões de cadastros

Em doze meses de funcionamento do portal único do Governo, serviços digitalizados somam 65 milhões de solicitações. Até agora a iniciativa conta com apenas 50 istes do governo. A meta é unir os 1,5 mil existentes.

Sky é condenada por ligações indevidas e danos morais

Consumidora entrou na Justiça depois de receber uma série de ligações de cobrança sem ser a responsável pela aquisição do serviço da operadora. Multa imposta pela Justiça foi de R$ 12 mil.

Governo adota sistema do Serpro para vender imóveis 100% online

Governo criou o Portal de Imóveis da União, que já conta com 109 imóveis em sete estados. Outros 907 estão na fila. 

Receita lança chatbot exclusivo para o Telegram

Medida permitirá acesso a serviços relacionados ao CPF por parte dos contribuintes dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão.




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G