GOVERNO

Agência Espacial abre edital para lançamentos comerciais na base de Alcântara

Luís Osvaldo Grossmann ... 26/05/2020 ... Convergência Digital

A Agência Espacial Brasileira abriu edital para oferta de lançamentos comerciais a partir da base de Alcântara, no Maranhão. Nesse sentido, o edital “tem o objetivo de identificar as empresas, nacionais ou estrangeiras, que tenham interesse em realizar operações no centro espacial brasileiro. 

Por acordo com o Comando da Aeronáutica, cabe à AEB realizar as tratativas iniciais com as empresas. A oferta envolve lançamentos suborbitais e orbitais empregando o Centro Espacial de Alcântara e o processo aberto trata das informações sobre o processo contratual, incluindo os processos de licenciamento e autorização para lançamento espacial. 

“O CEA consiste no conjunto de bens e serviços utilizados para o lançamento de veículos espaciais não militares em território nacional, proporcionando uma infraestrutura necessária para dar suporte às atividades específicas de empresas de lançamento. Essa condição é necessária para viabilizar a inserção brasileira no mercado internacional e regional na área espacial”, diz a AEB, em comunicado.

A preparação do uso comercial da base é fruto direto do acordo de salvaguarda tecnológica firmado entre o Brasil e os Estados Unidos e aprovado pelo Congresso Nacional no fim de 2019. O acordo permite a qualquer empresa do mundo a realização de lançamentos de artefatos espaciais contendo tecnologias sensíveis norte-americanas. 

O chamamento é uma primeira etapa. As interessadas ainda precisam de uma licença. Depois dessa fase é que vem a negociação comercial, a ser feita diretamente com o Comando da Aeronáutica – com quem o contrato será efetivamente firmado. 

Segundo a nota técnica do edital, “nesse primeiro momento, o Chamamento Público terá uma data de abertura e uma data de encerramento, período de aproximadamente de dois meses. Outros chamamentos poderão ser abertos, em período posterior, para captar novos interessados”. 


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Salim Mattar e Paulo Uebel deixam o Ministério da Economia

Anúncio foi feito pelo próprio ministro Paulo Guedes. Segundo ele, José Salim Mattar está insatisfeito com o ritmo das desestatizações -em TIC, havia a previsão das vendas do Serpro, Dataprev, Telebras e CEITEC. Já Paulo Uebel, à frente da transformação digital do goveno não teria gostado de a reforma administrativa ser adiada para 2021. 

Serviços digitalizados evitaram 65 milhões de visitas a órgãos públicos

A conta é da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, que considera atos inteiramente online anteriormente realizados somente com presença física do requerente. 

Suspeita de fraude faz Caixa bloquear 1,3 milhão de CPFs no Auxílio Emergencial

Total de contas bloqueadas responde por cerca de 5% dos pedidos aprovados. Para reativar o benefício, o dono da conta bloqueada terá de ir pessoalmente a uma agência e provar a sua identidade.

ABES: Software cobra transparência do ministério da Economia

Para o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Software, Rodolfo Fücher, o veto à prorrogação da desoneração da folha chega em um momento onde a inadimplência aumenta e da falta de crédito.País caiu para 10º no ranking mundial de software.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G