Home - Convergência Digital

5G Americas diz que Covid-19 reforça revisão das políticas de conectividade na América Latina

Convergência Digital - 19/05/2020

A pandemia da Covid-19 forçou os governos da América Latina a ajustarem suas abordagens para manter a conectividade dos habitantes. Em debate promovido pela 5G Americas, especialistas recomendaram a revisão de impostos como forma de incentivar a infraestrutura e os serviços digitais. Para eles, a isenção de tributos como forma de deixar esses serviços mais acessíveis de forma a garantir maior adoção pelas populações mais pobres.

A conversa mediada pela entidade destacou a importância da indústria das telecomunicações, a necessidade de incentivar a cobertura de infraestrutura e os serviços digitais, assim como implementar melhorias na disponibilidade de informação estatística do setor que permita identificar as áreas que precisam de maior investimento em novas tecnologias.

No debate, os especialistas ressaltaram que a indústria das telecomunicações setá reagindo de diversas maneiras em seus esforços para manter conectados seus usuários. A conectividade, reforçaram todos, vai além da provisão de serviços de teletrabalho ou tele-educação, é uma ferramenta que pode significar a diferença entre a vida e a morte de distintas pessoas, entre o se contagiar com a Covid-19 e o receber notícias atualizadas que viabilizam uma melhor convivência enquanto dure o estado de emergência.

Foi unânime a defesa por uma política de transparência de dados mais efetiva no setor, afim de alcançar dados mais fidedignos para que os Estados possam desenvolver políticas públicas eficientes. Os especialistas pediram ainda uma  maior colaboração entre os setores produtivos para que se possa criar uma nova era digital.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

06/07/2020
IA Carol, da TOTVS, liderou força-tarefa por soluções no combate à Covid-19

06/07/2020
MEC exige energia elétrica nas escolas para levar banda larga

01/07/2020
Covid-19: ativado o primeiro repositório de dados abertos do Brasil

01/07/2020
MEC vai contratar tele para fornecer internet gratuita para até 1 milhão de estundantes

30/06/2020
Tecnologia foi um dos setores que mais demandou contratação de temporários

29/06/2020
Apenas 15% das PMEs conseguiram crédito durante pandemia de Covid-19

29/06/2020
Autorregulação marca o retorno ao trabalho das empresas de TI em São Paulo

29/06/2020
Demanda por renegociação de contratos de telecom aumenta 30% na pandemia

29/06/2020
Governo monta grupo de TI com Serpro e Dataprev para ações pós Covid-19

26/06/2020
Grupo Fleury: pandemia mostrou que saúde tem de estar 100% conectada

Destaques
Destaques

Covid-19 fez smartphone virar agência bancária com 41% das transações financeiras

As transações bancárias feitas por pessoas físicas pelos canais digitais foram responsáveis por 74% do total de operações analisadas em abril, revela a Febraban.

Oi Móvel terá um 'único' dono e Oi não se exclui do jogo do 5G

O CEO da Oi, Rodrigo Abreu, descartou a possibilidade de vender a Oi Móvel 'fatiada' para atender aos interessados: Vivo/TIM e Claro. "Sem chance. O ativo será vendido todo", disse. Sobre o 5G, diz que dependendo do modelo de venda, a Oi entra pensando em B2B, IoT e até para ser MVNO.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Uma escolha de Sofia no leilão de 5G

Por Juarez Quadros do Nascimento*

Em um país democrático, como o Brasil, sem análise estratégica, não daria para arriscar em dispor, comercial e tecnologicamente, de “uma cortina de ferro ou uma grande muralha” para restringir fornecedores no mercado de telecomunicações.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site