A Dataprev abriu nesta terça, 19/5, uma consulta pública para identificar possíveis alternativas na “Contratação de Solução de Auditoria Interna como serviço em nuvem”. O objetivo é ajustar as especificações da solução desejada, com base em termo de referência divulgado pela estatal.
Segundo o termo, a solução de auditoria interna como serviço inclui recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC necessários à implantação e funcionamento, tais como hospedagem da aplicação e armazenamento dos dados, softwares básicos e específicos, logística e tecnologias de proteção de acessos à aplicação e à sua respectiva base de dados, configuração da solução.
A contratação envolve, ainda, a capacitação de usuários e administradores da solução na Dataprev, implantação e suporte técnico de acordo com os níveis de serviço estabelecidos no Termo de Referência. O contrato é previsto para vigorar por 60 meses.
Haverá prova de conceito para testar a solução. Ela deve ser capaz de realizar o planejamento de auditoria, gerenciar o processo de execução e monitorar, com registros e checklist, elaboração de relatórios, etc. Deverá também possibilitar a integração com bases de dados de origem de sistemas corporativos legados e principais ERPs de mercado, como SAP/Hana, Totvs/Protheus e Oracle a fim de viabilizar a comunicação com módulos de pessoas, financeiro e contábil e a estrutura organizacional, utilizando arquitetura tecnológica a ser definida pela Dataprev.
Além disso, a solução deverá ser acessível através das versões mais atuais dos principais navegadores de mercado como o Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, Microsoft Edge, e Apple Safari, todos sempre na versão mais atual.
E a própria solução deve ser auditável, contendo registros lógicos com gravações de logs e trilhas de auditoria realizadas pelos usuários no sistema, armazenando as informações de, pelo menos, identificação do usuário, data, hora, conteúdo anterior das alterações, durante o período de vigência do contrato;
Toda comunicação e esclarecimentos sobre este processo de Consulta Pública, inclusive o encaminhamento das propostas com as estimativas de preços, deverão ser realizadas pelo e-mail consultapublica.dataprev@dataprev.gov.br. Questionamentos e contribuições serão aceitos até 29/5. A versão revisada do termo de referência é prevista para 10/6.
O aporte previsto no País é de R$ 70 milhões, muito abaixo, por exemplo do que está sendo feito em países como China, Coreia e Espanha, lamentou o consultor de IA, Eduardo Prado, ao participar do 5x5 TecSummit. Ele advertiu que a transformação digital não acontecerá sem que se mexa nas cabeças das pessoas.
O diretor geral da AWS Brasil, Cleber Morais, enfatiza que 2020 foi o ano da disparada na transformação digital e destaca que as instituições financeiras da América Latina estão investindo 76% acima do ano passado em IaaS, PaaS e SaaS.
Por Ed Solis*
De acordo com a consultoria Omdia, o mercado de redes gerenciadas em nuvem cresce a uma taxa anual composta de 28,7%, com receitas de equipamentos previstas em US$ 5,5 bilhões
Por Srinivasa Raghavan*
Se as empresas obtiverem melhor visibilidade do custo de cada serviço em nuvem que utilizam, poderão encontrar o equilíbrio certo entre eles, reduzir as despesas operacionais e obter o melhor valor possível da nuvem.