Clicky

Convergência Digital - Home

Dataprev põe em consulta contratação de solução de auditoria em nuvem

Convergência Digital
Luís Osvaldo Grossmann - 19/05/2020

A Dataprev abriu nesta terça, 19/5, uma consulta pública para identificar possíveis alternativas na “Contratação de Solução de Auditoria Interna como serviço em nuvem”. O objetivo é ajustar as especificações da solução desejada, com base em termo de referência divulgado pela estatal. 

Segundo o termo, a solução de auditoria interna como serviço inclui recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC necessários à implantação e funcionamento, tais como hospedagem da aplicação e armazenamento dos dados, softwares básicos e específicos, logística e tecnologias de proteção de acessos à aplicação e à sua respectiva base de dados, configuração da solução. 

A contratação envolve, ainda, a capacitação de usuários e administradores da solução na Dataprev, implantação e suporte técnico de acordo com os níveis de serviço estabelecidos no Termo de Referência. O contrato é previsto para vigorar por 60 meses.

Haverá prova de conceito para testar a solução. Ela deve ser capaz de realizar o planejamento de auditoria, gerenciar o processo de execução e monitorar, com registros e checklist, elaboração de relatórios, etc. Deverá também possibilitar a integração com bases de dados de origem de sistemas corporativos legados e principais ERPs de mercado, como SAP/Hana, Totvs/Protheus e Oracle a fim de viabilizar a comunicação com módulos de pessoas, financeiro e contábil e a estrutura organizacional, utilizando arquitetura tecnológica a ser definida pela Dataprev.

Além disso, a solução deverá ser acessível através das versões mais atuais dos principais navegadores de mercado como o Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, Microsoft Edge, e Apple Safari, todos sempre na versão mais atual. 

E a própria solução deve ser auditável, contendo registros lógicos com gravações de logs e trilhas de auditoria realizadas pelos usuários no sistema, armazenando as informações de, pelo menos, identificação do usuário, data, hora, conteúdo anterior das alterações, durante o período de vigência do contrato;

Toda comunicação e esclarecimentos sobre este processo de Consulta Pública, inclusive o encaminhamento das propostas com as estimativas de preços, deverão ser realizadas pelo e-mail consultapublica.dataprev@dataprev.gov.br. Questionamentos e contribuições serão aceitos até 29/5. A versão revisada do termo de referência é prevista para 10/6. 


Ministério da Justiça escolheu nuvem da Oracle para atender ao consumidor

"A nuvem nos abre um novo catálogo de possibilidades para serviços", afirma o coordenador geral de infraestrutura e serviços do Ministério da Justiça, Leonardo Greco. Serviço consumidor.gov.br migrou para a Oracle no final de maio.

Icatu Seguros: mudar atendimento ao cliente para a nuvem foi decisão irreversível

Seguradora contratou a CXone, da NICE, para migrar, em tempo recorde, os seus funcionários para o trabalho remoto. "Tínhamos de não perder a qualidade e a eficiência e adaptar o serviço ao dia a dia das casas dos colaboradores", conta o diretor de Marketing e canais, Rafael Caetano.

Destaques
Destaques

Brasil investe muito pouco em Inteligência Artificial

O aporte previsto no País é de R$ 70 milhões, muito abaixo, por exemplo do que está sendo feito em países como China, Coreia e Espanha, lamentou o consultor de IA, Eduardo Prado, ao participar do 5x5 TecSummit. Ele advertiu que a transformação digital não acontecerá sem que se mexa nas cabeças das pessoas.

AWS: Nuvem reduz custos em 61% e aumenta eficiência da TI em 74%

O diretor geral da AWS Brasil, Cleber Morais, enfatiza que 2020 foi o ano da disparada na transformação digital e destaca que as instituições financeiras da América Latina estão investindo 76% acima do ano passado em IaaS, PaaS e SaaS. 



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O desafio de administrar toda a rede a partir da nuvem

Por Ed Solis*

De acordo com a consultoria Omdia, o mercado de redes gerenciadas em nuvem cresce a uma taxa anual composta de 28,7%, com receitas de equipamentos previstas em US$ 5,5 bilhões

Como controlar os gastos em nuvem pública?

Por Srinivasa Raghavan*

Se as empresas obtiverem melhor visibilidade do custo de cada serviço em nuvem que utilizam, poderão encontrar o equilíbrio certo entre eles, reduzir as despesas operacionais e obter o melhor valor possível da nuvem.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site