Convergência Digital - Home

Dataprev põe em consulta contratação de solução de auditoria em nuvem

Convergência Digital
Luís Osvaldo Grossmann - 19/05/2020

A Dataprev abriu nesta terça, 19/5, uma consulta pública para identificar possíveis alternativas na “Contratação de Solução de Auditoria Interna como serviço em nuvem”. O objetivo é ajustar as especificações da solução desejada, com base em termo de referência divulgado pela estatal. 

Segundo o termo, a solução de auditoria interna como serviço inclui recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC necessários à implantação e funcionamento, tais como hospedagem da aplicação e armazenamento dos dados, softwares básicos e específicos, logística e tecnologias de proteção de acessos à aplicação e à sua respectiva base de dados, configuração da solução. 

A contratação envolve, ainda, a capacitação de usuários e administradores da solução na Dataprev, implantação e suporte técnico de acordo com os níveis de serviço estabelecidos no Termo de Referência. O contrato é previsto para vigorar por 60 meses.

Haverá prova de conceito para testar a solução. Ela deve ser capaz de realizar o planejamento de auditoria, gerenciar o processo de execução e monitorar, com registros e checklist, elaboração de relatórios, etc. Deverá também possibilitar a integração com bases de dados de origem de sistemas corporativos legados e principais ERPs de mercado, como SAP/Hana, Totvs/Protheus e Oracle a fim de viabilizar a comunicação com módulos de pessoas, financeiro e contábil e a estrutura organizacional, utilizando arquitetura tecnológica a ser definida pela Dataprev.

Além disso, a solução deverá ser acessível através das versões mais atuais dos principais navegadores de mercado como o Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, Microsoft Edge, e Apple Safari, todos sempre na versão mais atual. 

E a própria solução deve ser auditável, contendo registros lógicos com gravações de logs e trilhas de auditoria realizadas pelos usuários no sistema, armazenando as informações de, pelo menos, identificação do usuário, data, hora, conteúdo anterior das alterações, durante o período de vigência do contrato;

Toda comunicação e esclarecimentos sobre este processo de Consulta Pública, inclusive o encaminhamento das propostas com as estimativas de preços, deverão ser realizadas pelo e-mail consultapublica.dataprev@dataprev.gov.br. Questionamentos e contribuições serão aceitos até 29/5. A versão revisada do termo de referência é prevista para 10/6. 


Ministério da Justiça escolheu nuvem da Oracle para atender ao consumidor

"A nuvem nos abre um novo catálogo de possibilidades para serviços", afirma o coordenador geral de infraestrutura e serviços do Ministério da Justiça, Leonardo Greco. Serviço consumidor.gov.br migrou para a Oracle no final de maio.

CSU avança de empresa de BPO para uma companhia de tecnologia

Com diferentes atividades, entre elas, processamento de transações eletrônicas de meios de pagamento e serviços de relacionamento com clientes, a CSU contratou o NICE Nexidia para melhorar os resultados dos negócios com uma abordagem consultiva e analítica.

Cientista de dados: seja investigativo, analítico e curioso

Não há um perfil delimitado para o cientista de dados, o que significa que ele pode ser um 'profissional mais rodado e experiente' ou uim jovem recém-saído das universidades. Mas há um ponto essencial: a multidisciplinaridade, aponta o professor e especialista em ciência de dados do Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI), João Carlos Barbosa.

Destaques
Destaques

Taesa faz transformação digital baseada em dados

Concessionária de energia impulsionou a transformação digital por meio de uma estratégia de gestão da tecnologia baseada em dados e integração.

Fleury cria empresa baseada em ciência de dados e inteligência artificial

Saúde ID funcionará como um marketplace de serviços ligados à saúde e recebeu investimentos de R$ 50 milhões. O paciente terá todas suas informações de saúde integradas em uma única plataforma, que poderá oferecer às empresas e operadoras um serviço com algoritítimos preditivos.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como controlar os gastos em nuvem pública?

Por Srinivasa Raghavan*

Se as empresas obtiverem melhor visibilidade do custo de cada serviço em nuvem que utilizam, poderão encontrar o equilíbrio certo entre eles, reduzir as despesas operacionais e obter o melhor valor possível da nuvem.

O caminho da cibersegurança passa pela nuvem

Por Felipe Canale*

Com organizações cada vez mais distribuídas, manter dispositivos em todos os locais ou usar produtos diferentes para trabalhadores remotos cria inúmeras brechas de segurança, além de custar muito e sobrecarregar os recursos de TI.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site