SEGURANÇA

Globo afirma que ataque hacker não 'roubou' dados de usuários

Convergência Digital* ... 18/05/2020 ... Convergência Digital

Um ataque do grupo de hackers OurMine, supostamente da Arábia Saudita, ao sistema de notificações push da Globoplay e da GShow surpreenderam usuários dos dois serviços, controlados pelas Organizações Globo: no final da noite de sábado, dia 16, as notificações do aplicativo Globoplay e do Gshow (para smart TVs e dispositivos móveis) passaram a exibir mensagens enviadas pelo grupo, que direcionavam o cliente para outro site.

Em nota, o Globoplay esclareceu que a invasão foi apenas no sistema de notificação do app, que nenhuma informação de usuário foi comprometida e que não é necessário apagar o aplicativo. "Nenhuma informação dos usuários, assinantes ou não, foi comprometida. O sistema de push notifications não se conecta com os bancos de dados dos nossos usuários e nem a qualquer outro sistema. Os invasores se limitaram a enviar as mensagens para toda a base, no que se chama tecnicamente de broadcast push, sem que os destinatários tenham sido individualizados", pontua a companhia.

O grupo é o mesmo que sequestrou dezenas de contas de equipes da Liga Nacional de Futebol (NFL) dos EUA em janeiro. Em Fevereiro, foram hackeadas as contas do Twitter e do Instagram pertencentes ao Facebook. O grupo OurMine já fez outros ataques nos últimos anos, dos quais o mais notável foi contra a plataforma de vídeos Vevo, em 14 de Setembro de 2017, de onde o grupo alegou ter vazado 3TB de dados.

*Com informações do site CISO Advisor


Prejuízo médio com violação de dados sobe para R$ 5,8 milhões no Brasil

Estudo da IBM mostra que o aumento no valor foi de 10,5% em relação a 2019. O levantamento traz uma advertência: aumentou o prazo para contenção do vazamento nas empresas para 115 dias. Credenciais roubadas ou nuvens com configurações incorretas foram as brechas para as invasões.

Segurança digital faz Oi ultrapassar a marca de 125 mil elementos monitorados em SOCs

SOCs, localizados no Rio de Janeiro e São Paulo, dão suporte à jornada digital de clientes públicos e privados e registrou um crescimento de 132% nas vendas de serviços gerenciados voltados à transformação digital.

PGFN alerta que é alvo de tentativa de fraude

Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional informa que nunca entra em contato para pedir doações ou para tratar de questões como pagamento de benefícios e auxílios ou restituição e resgate de valores.

Por Covid-19, biometria é excluída das eleições 2020 pelo TSE

Decisão foi tomada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luis Roberto Barroso, em função do risco de contágio da Covid-19. Os leitores lde impressões digitais não podem ser higienizados a cada utilização, o que seria um risco considerável.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G