GESTÃO

Governo vai usar Alexa, da Amazon, para informar sobre serviços digitais

Convergência Digital* ... 18/05/2020 ... Convergência Digital

O Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Governo Digital, assinou um acordo com a Amazon para utilizar a assistente virtual Alexa como canal de informações sobre serviços públicos no Brasil. Ao perguntar à inteligência artificial é possível saber, por exemplo, como ter acesso ao seguro desemprego, tirar as carteiras digitais de trabalho e de trânsito, detalhes sobre o auxílio emergencial ou ter informações sobre prevenção contra o novo coronavírus. 

Segundo a SGD, a intenção da parceria é melhorar a experiência dos cidadãos no acesso a informações sobre serviços públicos digitais. Para isso, o equipamento responde a algumas perguntas de interesse público, com base no Gov.Br, o portal do governo federal. Por enquanto, a Alexa responde às seguintes perguntas:

- Alexa, existe um aplicativo do governo sobre coronavírus?

- Alexa, como solicitar o seguro desemprego?

- Alexa, como solicitar a carteira de trabalho?

- Alexa, como posso obter a carteira de motorista digital?

- Alexa, como posso me inscrever no Cadastro Único?

- Alexa, como gerar o comprovante da inscrição do Cadastro Único?

- Alexa, como posso me inscrever no auxílio do coronavírus?

O acordo de cooperação é válido por um ano, podendo ser prorrogado. Os compromissos e obrigações estabelecidos não geram custos para a administração pública.

“Hoje, temos digitalizados 56% dos 3,5 mil serviços ofertados no portal Gov.Br. A meta é chegar em 2022 com todos eles digitais. Contar com o apoio de uma grande empresa como a Amazon é de extrema importância para divulgar essas informações para um número maior de pessoas”, afirma Luis Felipe Monteiro, secretário de Governo Digital. “O acesso às informações sobre serviços online, sem sair de casa, por meio da Alexa, também vai evitar deslocamentos desnecessários nesse período de pandemia. Queremos fortalecer ainda mais essa parceria”, completa.

“A Amazon trabalha continuamente para a Alexa poder oferecer o máximo de informações de modo rápido e fácil para os clientes e, neste momento, este acordo de cooperação técnica ajuda cidadãos a ter acesso a informações oficiais”, diz Ricardo Garrido, diretor da empresa. 

Na semana passada, a pesquisa TIC Governo Eletrônico 2019, realizada pelo CETIC.br, mostrou que o governo usa muito pouco chatbots para atendimento em tempo real.  Apenas 9% dos órgãos federais admitiram ter atendimento virtual ou por chatbots à população. Nos estados, esse percentual cai para 6%. No caso do atendimento em tempo real o percentual fica ainda menor: ele cai para 8% nos órgãos federais e 5% nos estaduais.

* Com informações do Ministério da Economia


Petrobras adota satélite de baixa órbita para reduzir tempo de transmissão de dados

Estatal contratou satélites de órbita média terrestre para reduzir em 75% a transmissão de dados. Tecnologia vai ser usada em outras oito plataformas da Petrobras, instaladas nos campos de Búzios, Lula, Berbigão e Atapu.

Apenas 15% das PMEs conseguiram crédito durante pandemia de Covid-19

Pesquisa do SEBRAE, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, mostra que apenas 1 milhão das pequenas e médias empresas conseguiram recursos bancários por falta de garantia e/ou nome negativado. Venda por aplicativos e pela Internet foi a saída para evitar o fechamento dos negócios.

MP que adota biometria e revê certificado digital tem 76 emendas no Congresso

Entre as propostas, gratuidade de certificados digitais para brasileiros inscritos no Cadastro Único dos Programas Sociais.

eSocial: Recolhimento previdenciário de maio adiado para novembro

Gestão do sistema avisa que vai ajustar a DCTFWeb para emitir DARF com os novos vencimentos. 




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G