Convergência Digital - Home

Embratel centraliza dados do ministério da Saúde na nuvem

Convergência Digital
Ana Paula Lobo* - 18/05/2020

Os dados do Portal do Ministério da Saúde (saude.gov.br), do Portal Coronavírus (covid.saude.gov.br), e e-SUS-VE (notifica.saude.gov.br) foram 100% migrados para a nuvem em contrato firmado entre o Ministério da Saúde e a Embratel. Os bancos de informações foram centralizados para permitir  segurança e estabilidade no envio e acesso aos dados referentes à evolução do Covid-19 no Brasil. O Aplicativo CoronavíruSUS, dentre outros do Ministério, também já foi migrado.

"A Embratel realiza a jornada para a Cloud de forma ágil, preservando a segurança de grandes volumes de informações. Com o projeto desenvolvido, o Ministério da Saúde está disponibilizando os dados sobre o Coronavírus com muito mais eficiência e rapidez para a sociedade", explica Mário Rachid, Diretor Executivo de Soluções Digitais da Embratel. O executivo ressalta, ainda, que a oferta possibilita ao Ministério da Saúde uma administração simplificada, segura e escalável dos servidores virtuais e bancos de dados.

A importância do acesso às informações de diagnósticos e formas de prevenção é tão grande que os portais e aplicativos com dados sobre o Coronavírus já atingiram picos de mais de 80 milhões de acessos diários desde o início da pandemia, principalmente via dispositivos móveis. Para garantir a performance e a confiabilidade necessárias à notificação de casos COVID-19 pelos profissionais de saúde e ao registro compulsório de ocupação de leitos pelos hospitais, foi desenvolvido o e-SUS Notifica, substituindo outra plataforma que não garantia tal robustez.

Este sistema trouxe, ainda, uma série de melhorias ao processo de trabalho das equipes de gestão, vigilância e assistência do Ministério da Saúde, Secretarias de Estado da Saúde e Secretarias Municipais de Saúde, que têm informações disponíveis mais rapidamente e com melhor integração com outras plataformas, assim como maior transparência e rapidez na disponibilização de informações para a sociedade em geral. Os dados podem ser acessados pela população e pela Imprensa por meio do Portal Coronavírus Brasil, que disponibiliza boletins gerados diariamente e de forma automatizada, com números como casos confirmados e óbitos por região e Estado, taxa de letalidade, e evolução dos diagnósticos.

"Ao escolher a Embratel como parceiro, o Ministério da Saúde consegue focar as suas atenções na administração da pandemia, contando com a nossa experiência para lidar com todas as necessidades tecnológicas que o momento exige", explica Maria Teresa Lima, Diretora Executiva para Governo da Embratel. O Portal Saúde, principal portal do Ministério da Saúde, também foi migrado para a Nuvem. Nele, a população pode acessar as últimas notícias, indicadores, informes, orientações, entre outros dados da pasta.

O projeto com a Embratel faz parte de licitação vencida pela empresa para fornecimento de soluções, apoio técnico e treinamento de Computação em Nuvem para diversos órgãos do Governo Federal, incluindo o Ministério da Saúde, para o qual já foram realizadas migrações de vários outros sistemas e aplicações.

*Com informações da Embratel



Cientista de dados vai muito além de um analista de BI

São os cientistas de dados que têm capacidade de levar milhares de variáveis em consideração para definir a melhor tomada de decisão, pontua Luiz Malere, gerente de customer advisor e inovação do SAS.

Destaques
Destaques

Metade das empresas no Brasil não confia na própria análise dos dados

Levantamento da Serasa Experian mostra ainda que 42% das companhias brasileiras admitem perder dinheiro com a má qualidade das informações. Má governança é vista como um desafio a ser superado. O mais grave: mais de 70% destão sem estratégia para superar essa etapa.

Dataprev vai comprar Inteligência Artificial e exige uso da nuvem pública

Estatal de TI não revela o montante a ser pago, mas diz que contrato será de 24 meses e inclui capacitação técnica dos funcionários, no modelo de serviços por demanda. Propostas devem ser enviadas até o dia 20 de julho.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Dados em tempo real fazem toda a diferença no e-commerce

Por Leandro Rodriguez*

O tempo se tornou o fator crítico no relacionamento entre vendedor e comprador. Levar informações em tempo real a uma filial local ou a gerentes de loja pode ser determinante para a aquisição de clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.

Transformação digital exige eficiência no gerenciamento

Por Luiz Fernando Souza*

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Essa é uma máxima que precisa ser aplicada à transformação digital, e vale quando falamos da gestão dos servidores. E as razões são simples: é menos sofrido, menos dolorido e mais barato manter uma rotina de trabalho focada na manutenção, preservando com inteligência dados e sistemas.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site