Home - Convergência Digital

TI pede mais flexibilidade nas relações de trabalho durante a Covid-19

Luís Osvaldo Grossmann - 14/05/2020

As empresas de Tecnologia da Informação, associadas à Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Brasscom, estão mobilizadas para conseguir ajustes nas Medidas Provisórias 927 e 936, que trouxeram medidas excepcionais para as relações de trabalho durante a pandemia do novo coronavírus. 

“A ideia das MPs foi trazer fôlego para que as empresas possam manter empregos. Elas ajudam, mas ainda assim pedimos mais flexibilidade ao governo federal para que as empresas tenham mais fôlego, em especial a desoneração da folha de pagamento até 31 de dezembro de 2022, que é nosso pleito nas duas MPs”, explicou a chefe da área jurídica do grupo Spread, Vanessa Cardone. 

O regime especial que permite substituir a contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento por uma alíquota unificada – no caso da tecnologia da informação, 4,5% - chegou a incluir 56 setores econômicos, mas foi reduzido a duas dezenas em 2018. E com previsão de terminar em dezembro deste 2020. 

Outros pleitos do setor envolvem a possibilidade de que comunicações que envolvam dispensa, férias, etc, sejam comunicadas por meio eletrônico, por videoconferência, por email, como forma de simplificar. Além disso, que tais comunicações ganhem prazo maior para serem levadas aos sindicatos, ou mesmo serem dispensadas. 

Um outro pedido que a Brasscom defende virar emenda no Congresso é maior flexibilidade no fracionamento da suspensão do contrato de trabalho. “A MP previu 60 dias, fracionado em dois períodos de 30. Nós pedimos que fracione em até quatro períodos de 15 dias”, explicou Vanessa Cardone. 

Adicionalmente, entre os principais pleitos está um prazo maior para o recolhimento do Fundo de Garantir por Tempo de Serviço. “Já pensando na pós pandemia, uma forma de trazer mais caixa para as empresas. A MP diferiu o FGTS, mas com primeiro pagamento para abril, maio e junho. Nossa proposta é fazer me seis parcelas e que comece um pouco mais para frente, sem encargos, sem juros.”

“O número de trabalhadores no setor de TICs chegou a mais de 1,5 milhão de trabalhadores, com aumento de 48 mil no ano passado. Temos trabalhado em favor das empresas e dos empregos e esse tem sido o foco da nossa atuação”, acrescentouu o presidente executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo. 

 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

03/08/2020
Covid-19: teles desligaram mais do que adicionaram clientes no mês de junho

03/08/2020
Unimed Fesp adota Citrix para trabalho remoto de quase 700 colaboradores

31/07/2020
Coronavírus SUS vai rastrear contatos de infectados com covid-19

31/07/2020
Teletrabalho: servidor é obrigado a assumir custo de energia, de TI e de Internet

30/07/2020
Algar é primeira contratada do MEC para fornecer internet gratuita para alunos de baixa renda

28/07/2020
Covid-19: Instituto Eldorado vai acelerar projetos de produção e manutenção de EPIs

28/07/2020
Empresas inadimplentes não serão excluídas do Simples em 2020

23/07/2020
Home office e comércio eletrônico salvaram 2020 dos data centers no Brasil

23/07/2020
Desenvolvedores de software revelam medo e falta de preparo para desastres

22/07/2020
Suspeita de fraude faz Caixa bloquear 1,3 milhão de CPFs no Auxílio Emergencial

ARTIGO . Por Melissa Torgbi

Cientista de dados: seja curioso, se envolva e tenha muita disposição para resolver problemas

Há muita empolgação acerca do termo “ciência de dados” atualmente. Para nós que queremos ser cientistas de dados, há alguns requisitos. Um deles: ter muita, mas muita vontade de aprender o tempo todo.

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Seis dicas para formar uma equipe de trabalho resiliente

or Craig Mackereth*

Formar uma equipe ou força de trabalho resiliente não é tarefa que se execute da noite para o dia. Tampouco é possível tornar uma equipe verdadeiramente resiliente se isso ainda não estiver integrado ao DNA da empresa.

Destaques
Destaques

TRT/SP rejeita cautelar das empresas de TI e cobra Convenção Coletiva 2020

O desembargador e vice-presidente judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 2 Região, Rafael Edson Pugliese Ribeiro, em despacho, alerta que a falta de renovação da Convenção Coletiva 'é a falência do diálogo'. Convergência Digital publica a íntegra da decisão.

Microsoft muda alto escalão da AL e fica à espera de Rodrigo Kede,em litígio com a IBM

O presidente para a AL da Microsoft, Cesar Cernuda, e a brasileira Paulo Bellizia, vice-presidente de Vendas, Marketing e Operações para a região, oficializaram a saída da empresa. A computação em nuvem é pano de fundo no embate entre as gigantes.

Gestor de Tecnologia foi repaginado pela Covid-19

Os responsáveis por compliance, por digitalização e por suppy chain foram reconhecidos e estão à frente das ações das empresas e passaram a ter acento nos comitês de liderança, afirma o consultor da Russell Reynolds Associates, Márcio Gadaleta.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site