GESTÃO

BNDES vai financiar transformação digital em estados e municípios

Luís Osvaldo Grossmann* ... 11/05/2020 ... Convergência Digital

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou termo de adesão à Rede Nacional de Governo Digital. A parceria com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia como primeiro “colaborador público” da Rede Gov.Br busca facilitar a articulação e a elaboração de iniciativas relacionadas à transformação digital no governo federal. 

“A Rede Gov.Br  já conta com 11 estados e 17 municípios brasileiros e faz parte da Estratégia de Governo Digital 2020-2022, lançada recentemente”, afirma Luis Felipe Monteiro, secretário de Governo Digital. “Agora, com a adesão do BNDES, teremos um parceiro importante no suporte logístico e financeiro aos entes subnacionais, dando-lhes fôlego para acelerar esta revolução no relacionamento do governo com o cidadão.”

Segundo a SGD, a condição de parceiro articulador permitirá ao BNDES atuar na promoção e no desenvolvimento de serviços públicos digitais. O banco vai participar das discussões sobre digitalização da gestão pública, integrando fóruns e reuniões e identificando oportunidades de ações conjuntas. 

“O apoio do BNDES a projetos que acelerem a transformação digital dos entes públicos ganha ainda mais importância no contexto atual da pandemia, aumentando a oferta de serviços digitais e reduzindo o custeio dos estados e municípios em um cenário de forte restrição fiscal”, afirma o gerente de Gestão Pública e Socioambiental do BNDES, Leandro Crema. 

* Com informações do Ministério da Economia

Órgãos públicos estão obrigados a fazer relatórios trimestrais de transformação digital

Monitoramento será acompanhado pela Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria Geral da Presidência da República. Norma também aprova 23 planos de transformação digital dos órgãos do governo federal que estão em execução.

Teletrabalho: Brasil somou 8,7 milhões de trabalhadores em home office em junho

Estudo do IPEA mostra que o índice da adesão ao home office no serviço público é mais de três vezes a proporção do setor privado. Em junho, 24,7% dos trabalhadores do setor público exerciam atividade remota, mas, no setor privado, eram apenas 8%.

TCU dispensa papel e adota protocolo 100% digital

Documentos a serem protocolados junto ao Tribunal de Contas da união, para qualquer finaldiade, agora devem ser encaminhados, exclusivamente, por meio dos serviços via internet. 

Trabalho remoto reduziu R$ 466 milhões em despesas de custeio do governo

Levantamento divulgado nesta segunda, 3/8, pelo Ministério da Economia, lista deslocamentos e viagens, além dos serviços de energia elétrica e comunicação como principais cortes com a pandemia de Covid-19.




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G