Convergência Digital - Home

Serpro abre licitação para atualizar datacenter à certificação Tier 3

Convergência Digital
Luís Osvaldo Grossmann - 11/05/2020

O Serviço Federal de Processamento de Dados abriu nesta segunda, 11/5, edital para licitação de serviços de projeto básico e execução de obras de forma a atualizar o Datacenter da estatal, localizado em Brasília, com o objetivo de receber a certificação Tier 3. 

Segundo o Serpro, a disputa se dará pelo modelo de Regime Diferenciado de Contratação, em concorrência eletrônica, por menor preço, a ser realizada através do sistema Comprasnet. A previsão é de que a abertura das propostas ocorra em 13/7.  

Expressamente, o edital prevê “contratação Integrada de empresa para elaboração do Projeto Básico, Executivo e Execução das Obras de implantação e adequação das infraestruturas de elétrica, climatização e civil do Centro de Dados do Serpro regional Brasília, de forma a se atingir o padrão Tier III ("Design" e "Facility") do ‘Uptime Institute’”. 

Ainda de acordo com os termos da disputa, “as Certificações Tier III do Projeto Executivo (Design) e da Obra (Facility) serão de responsabilidades da Contratada’. 

Certificação Tier 3 – em uma escala que vai de 1 a 4 – trata do nível de proteção dos datacenters contra indisponibilidade. Quanto mais alta, menor a probabilidade de que a infraestrutura sofra paralisações.


Recrutadores e a dura tarefa de contratar cientistas de dados

O maior gargalo é encontrar profissionais adequados às demandas das empresas e o Brasil, hoje, é um exportador de talentos para outros países.

Destaques
Destaques

Metade das empresas no Brasil não confia na própria análise dos dados

Levantamento da Serasa Experian mostra ainda que 42% das companhias brasileiras admitem perder dinheiro com a má qualidade das informações. Má governança é vista como um desafio a ser superado. O mais grave: mais de 70% destão sem estratégia para superar essa etapa.

Dataprev vai comprar Inteligência Artificial e exige uso da nuvem pública

Estatal de TI não revela o montante a ser pago, mas diz que contrato será de 24 meses e inclui capacitação técnica dos funcionários, no modelo de serviços por demanda. Propostas devem ser enviadas até o dia 20 de julho.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Transformação digital exige eficiência no gerenciamento

Por Luiz Fernando Souza*

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Essa é uma máxima que precisa ser aplicada à transformação digital, e vale quando falamos da gestão dos servidores. E as razões são simples: é menos sofrido, menos dolorido e mais barato manter uma rotina de trabalho focada na manutenção, preservando com inteligência dados e sistemas.

Jornada para a nuvem: evite as armadilhas e faça a coisa certa

Por Fábio Kuhl*

Até bem pouco tempo, a nuvem era inovação, hoje me arrisco a dizer que, em breve, uma commodity.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site