Convergência Digital - Home

Serpro abre licitação para atualizar datacenter à certificação Tier 3

Convergência Digital
Luís Osvaldo Grossmann - 11/05/2020

O Serviço Federal de Processamento de Dados abriu nesta segunda, 11/5, edital para licitação de serviços de projeto básico e execução de obras de forma a atualizar o Datacenter da estatal, localizado em Brasília, com o objetivo de receber a certificação Tier 3. 

Segundo o Serpro, a disputa se dará pelo modelo de Regime Diferenciado de Contratação, em concorrência eletrônica, por menor preço, a ser realizada através do sistema Comprasnet. A previsão é de que a abertura das propostas ocorra em 13/7.  

Expressamente, o edital prevê “contratação Integrada de empresa para elaboração do Projeto Básico, Executivo e Execução das Obras de implantação e adequação das infraestruturas de elétrica, climatização e civil do Centro de Dados do Serpro regional Brasília, de forma a se atingir o padrão Tier III ("Design" e "Facility") do ‘Uptime Institute’”. 

Ainda de acordo com os termos da disputa, “as Certificações Tier III do Projeto Executivo (Design) e da Obra (Facility) serão de responsabilidades da Contratada’. 

Certificação Tier 3 – em uma escala que vai de 1 a 4 – trata do nível de proteção dos datacenters contra indisponibilidade. Quanto mais alta, menor a probabilidade de que a infraestrutura sofra paralisações.


Cientista de dados vai muito além de um analista de BI

São os cientistas de dados que têm capacidade de levar milhares de variáveis em consideração para definir a melhor tomada de decisão, pontua Luiz Malere, gerente de customer advisor e inovação do SAS.

Destaques
Destaques

Armazenamento por serviço: um mercado em alta com privacidade de dados

IDC prevê que, em 2023, o mundo terá 11,7 ZB de dados armazenados, em comparação aos 5,0 ZB, apurados em 2018.

Metade das empresas no Brasil não confia na própria análise dos dados

Levantamento da Serasa Experian mostra ainda que 42% das companhias brasileiras admitem perder dinheiro com a má qualidade das informações. Má governança é vista como um desafio a ser superado. O mais grave: mais de 70% destão sem estratégia para superar essa etapa.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Dados em tempo real fazem toda a diferença no e-commerce

Por Leandro Rodriguez*

O tempo se tornou o fator crítico no relacionamento entre vendedor e comprador. Levar informações em tempo real a uma filial local ou a gerentes de loja pode ser determinante para a aquisição de clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.

Transformação digital exige eficiência no gerenciamento

Por Luiz Fernando Souza*

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Essa é uma máxima que precisa ser aplicada à transformação digital, e vale quando falamos da gestão dos servidores. E as razões são simples: é menos sofrido, menos dolorido e mais barato manter uma rotina de trabalho focada na manutenção, preservando com inteligência dados e sistemas.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site