Clicky

GESTÃO

Governo engessa Telebras e impede investimentos enquanto espera privatização

Luís Osvaldo Grossmann ... 08/05/2020 ... Convergência Digital

Em que pese os alertas, notadamente do Tribunal de Contas da União, sobre os efeitos prejudiciais da classificação da Telebras como estatal dependente, o governo federal, na prática, engessou os investimentos da empresa em 2020. Como explica a Telebras em comunicado ao mercado, apesar de contar com R$ 822,3 milhões em caixa, o dinheiro não pode ser utilizado porque não está previsto no Orçamento deste ano. 

“Em dezembro de 2019, a União destinou à Companhia o montante de R$ 822,3 milhões, na forma de Adiantamento para Futuro Aumento de Capital (AFAC), conforme a Lei Orçamentária então vigente. Em função da data de transferência dos recursos, a Companhia não realizou investimentos até 31.12.2019, ficando os recursos disponíveis em “caixa e equivalentes de caixa” para utilização nos períodos subsequentes”, avisa a estatal. 

No entanto, “a Companhia informa ao mercado, que a inclusão da Telebras no OFSS impossibilita a utilização dos recursos de investimento disponíveis em caixa”, uma vez que “com a vigência da LOA 2020, não há previsão legal ou regulamentar para realização de investimentos com aqueles recursos”. Como resultado, “não há expectativa de utilização dos mesmos no curto prazo, até que haja decisão e respaldo legal e normativo para sua destinação”.

Na prática, o impacto é maior na rede nacional de fibra óptica, que sem os recursos fica impossibilitada de investimentos como explicado no comunicado ao mercado. Esse é um terreno em que, a julgar pelo Relatório de Administração de 2019, a Telebras teve crescimento de receitas da ordem de 28% no ano passado, considerado o faturamento com Serviço de Comunicação Multimídia. 

O efeito é menor sobre as conexões via satélite do SGDC. O satélite, que acaba de completar três anos em órbita, soma 11.450 pontos conectados por meio do programa Gesac, de inclusão digital – a imensa maioria escolas públicas. Nesse caso, o acordo com a Viasat resguarda a estatal porque eventuais adições de acessos via satélite são enquadrados como Opex, e não como Capex. 

De qualquer forma, o governo sinaliza que os planos da Telebras devem esperar uma definição sobre a privatização. Em um segundo comunicado ao mercado, a estatal explica que tanto o Ministério da Economia quanto o de Ciência e Tecnologia, à qual é vinculada, congelaram a intenção de fechar o capital da empresa. 

“O Ministério da Economia informou ‘ser necessário aguardar o resultado d[e] estudos (PPI) para deliberar sobre eventual processo de fechamento de capital da empresa, não sendo possível, neste momento, definir uma posição quanto ao assunto”, informou a Telebras. Já o MCTIC informou “não ser possível ter uma decisão neste momento, que estará condicionada ao resultado dos estudos da qualificação dessa Empresa no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos – PPI”. 


LGPD: Minicom cria comitê gestor de proteção de dados

Grupo deverá escolher o encarregado de dados da pasta em sua primeira reunião. O prazo dado pela Secretaria de Governo Digital para a escolha do DPO é de 30 dias, a contar a partir da sexta-feira, 20/11.

Servidor aposentado fará prova de vida por reconhecimento facial

Sistema que confere ‘selfie’ com base da CNH e TSE já é usado em projeto piloto do INSS. Iniciativa vai envolver 10 mil servidores aposentados.

Receita prorroga, de novo, prazo para Serpro parar de divulgar NFEs a terceiros

Prazo vencia em julho, depois setembro, depois dezembro e agora vai até março de 2021. 

Compras públicas: Governo credencia 11 instituições para antecipação de valores de licitações

Secretaria de Gestão do Ministério da Economia está desenvolvendo a plataforma na qual fornecedores poderão tomar como crédito valores previstos em contratos com o governo federal. 




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G