TELECOM

Aberta consulta que prevê numeração para provedores internet

Luís Osvaldo Grossmann ... 06/05/2020 ... Convergência Digital

Começa nesta quarta, 6/5, a consulta pública da Anatel sobre mudanças no regulamento de numeração, na qual a alteração mais significativa é a possibilidade que provedores internet – ou seja, as empresas que prestam o chamado Serviço de Comunicação Multimídia – passem a utilizar recursos de numeração. 

As contribuições serão recebidas pelos próximos 45 dias. Pelo texto em consulta, os ISPs poderão compartilhar o mesmo modelo da telefonia fixa – ou seja, números com oito dígitos, além dos códigos de seleção de prestadora, tema que, por sinal, também está em avaliação pelo regulador. 

A medida vem com pelo menos uma década de atraso e diante da constatação que a telefonia fixa já sofre concorrência de aplicativos que usam a internet para chamadas de voz, como Whatsapp e Skype. 

Como apontou o relator da proposta na agência, conselheiro Emmanoel Campelo, “considerando-se que STFC tem sofrido declínio, há alguma segurança que a utilização de sua numeração pelo SCM não deverá implicar em esgotamento dos recursos”.


Internet Móvel 3G 4G
Faria: 5G depende de posição do presidente Jair Bolsonaro

Em entrevista à Rádio Bandeirantes, ministro das Comunicações, Fabio Faria, disse confiar em leilão no primeiro semestre do próximo ano, mas deixa claro que o modelo será feito a partir de determinações da Presidência da República.

STF decide que Lei estadual que proíbe fidelização é constitucional

Para a Ministra relatora Rosa Weber, a lei do Rio de Janeiro apenas veda a fidelização, sem interferir no regime de exploração ou na estrutura remuneratória da prestação dos serviços. O objetivo, segundo ela, é apenas a proteção dos usuários.

Faixa de 1,5 GHz também pode ser destinada ao 5G para uso privado

Proposta foi apresentada em reunião do Conselho Diretor da Anatel.  Mas a faixa é usada pela Força Aérea Brasileira para aplicações de telemetria. Agência sugere destinar 30 MHz para satélites, como forma de evitar interferência.

Demanda por renegociação de contratos de telecom aumenta 30% na pandemia

Medida está sendo usada por grandes empresas do setor financeiro, varejo, concessionárias, tecnologia, entre outros, revela a consultoria VIA\W.

Telefone ainda é o canal preferido para reclamações sobre serviços

Desde o início da pandemia da Covid-19, mais de um terço das solicitações (36%) foi encaminhada por telefone, bem à frente chat (21%) e email (20%).

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G